Lages é contemplada com canais da EBC e da Rede Legislativa pelo programa Brasil Digital

0
Com a consignação formalizada, o próximo passo envolve os trâmites técnicos para implantação da estação em Lages, que poderá em breve transmitir as programações de canais como TV Brasil, TV Câmara e TV Senado, além da TV Câmara de Lages e TVAL (Alesc). 


Foto: TV Câmara / Divulgação

Lages, na Serra Catarinense, está entre as cidades brasileiras contempladas com novas consignações de canais públicos de televisão concedidas pelo Ministério das Comunicações. A medida integra o programa Brasil Digital, que amplia a oferta de TV pública e gratuita em todo o país.

A iniciativa assegura à população lageana acesso aos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Rede Legislativa, fortalecendo a democratização da informação, a transparência institucional e a diversidade de conteúdos na televisão aberta.

Com a consignação autorizada, Lages poderá retransmitir os seguintes canais da EBC: TV Brasil, Canal Gov, Canal Saúde e Canal Educação. Além disso, a autorização concedida à TV Câmara garante automaticamente a transmissão da TV Câmara, TV Senado, assim como também a TVAL, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da própria TV Câmara de Lages. 

Na prática, isso significa que a população lageana terá acesso ampliado a conteúdos institucionais, educativos, culturais e informativos, sem custos adicionais, por meio da TV digital aberta.

Canais que agora estão autorizados a serem retransmitidos em Lages. (Arte: Lages Diário)

Programa Brasil Digital amplia TV pública no país

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Radiodifusão (Serad), vinculada ao Ministério das Comunicações, foram concedidas 157 consignações para a EBC, 155 consignações para a Rede Legislativa, totalizando 312 autorizações, alcançando mais de 150 municípios brasileiros. Além de Lages, as cidades de Itajaí (EBC e Rede Legislativa), Rio do Sul (Rede Legislativa) e Balneário Camboriú (Rede Legislativa), também foram contempladas em Santa Catarina. 

O programa é financiado com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor aproximado de R$ 100 milhões, além de R$ 105,5 milhões provenientes do edital do 4G. A meta é beneficiar cerca de 400 municípios em todo o território nacional.

Atualmente, 15 cidades já foram contempladas no projeto-piloto e na modalidade de Educação a Distância (EAD), enquanto outras 385 já possuem recursos assegurados para a implantação das estações.

Impacto estratégico para Lages e Serra Catarinense

Para Lages, polo regional da Serra Catarinense, a inclusão no Brasil Digital representa um avanço relevante na infraestrutura de comunicação pública, pois fortalece o acesso à informação institucional e legislativa, amplia a oferta de conteúdos educacionais e de saúde, incentiva a pluralidade na programação da TV aberta e contribui para a transparência das ações dos poderes públicos. 

O programa também permite o compartilhamento de infraestrutura implantada por emissoras privadas, otimizando recursos e acelerando a expansão do sinal digital.

Infraestrutura e implantação

A instalação das estações digitais ocorre por meio de parcerias com instituições públicas — como prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas e universidades — que cedem espaço físico e infraestrutura básica para a operação dos equipamentos.

Com a consignação formalizada, o próximo passo envolve os trâmites técnicos para implantação da estação em Lages.

Expansão da radiodifusão pública

Segundo o Ministério das Comunicações, o objetivo do Brasil Digital é levar informação, cultura, prestação de serviço e entretenimento gratuito a todas as regiões do país, ampliando o acesso da população à radiodifusão pública.

Com a inclusão de Lages na lista de municípios contemplados, a Serra Catarinense passa a integrar o movimento nacional de expansão da TV pública digital, consolidando o município como referência regional também na área de comunicação e acesso à informação.

*Com informações do MCom e da Agência Brasil



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)