Com a consignação formalizada, o próximo passo envolve os trâmites técnicos para implantação da estação em Lages, que poderá em breve transmitir as programações de canais como TV Brasil, TV Câmara e TV Senado, além da TV Câmara de Lages e TVAL (Alesc).
Lages, na Serra Catarinense, está entre as cidades brasileiras contempladas com novas consignações de canais públicos de televisão concedidas pelo Ministério das Comunicações. A medida integra o programa Brasil Digital, que amplia a oferta de TV pública e gratuita em todo o país.
A iniciativa assegura à população lageana acesso aos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Rede Legislativa, fortalecendo a democratização da informação, a transparência institucional e a diversidade de conteúdos na televisão aberta.
Com a consignação autorizada, Lages poderá retransmitir os seguintes canais da EBC: TV Brasil, Canal Gov, Canal Saúde e Canal Educação. Além disso, a autorização concedida à TV Câmara garante automaticamente a transmissão da TV Câmara, TV Senado, assim como também a TVAL, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da própria TV Câmara de Lages.
Na prática, isso significa que a população lageana terá acesso ampliado a conteúdos institucionais, educativos, culturais e informativos, sem custos adicionais, por meio da TV digital aberta.
Programa Brasil Digital amplia TV pública no país
De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Radiodifusão (Serad), vinculada ao Ministério das Comunicações, foram concedidas 157 consignações para a EBC, 155 consignações para a Rede Legislativa, totalizando 312 autorizações, alcançando mais de 150 municípios brasileiros. Além de Lages, as cidades de Itajaí (EBC e Rede Legislativa), Rio do Sul (Rede Legislativa) e Balneário Camboriú (Rede Legislativa), também foram contempladas em Santa Catarina.
O programa é financiado com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor aproximado de R$ 100 milhões, além de R$ 105,5 milhões provenientes do edital do 4G. A meta é beneficiar cerca de 400 municípios em todo o território nacional.
Atualmente, 15 cidades já foram contempladas no projeto-piloto e na modalidade de Educação a Distância (EAD), enquanto outras 385 já possuem recursos assegurados para a implantação das estações.
Impacto estratégico para Lages e Serra Catarinense
Para Lages, polo regional da Serra Catarinense, a inclusão no Brasil Digital representa um avanço relevante na infraestrutura de comunicação pública, pois fortalece o acesso à informação institucional e legislativa, amplia a oferta de conteúdos educacionais e de saúde, incentiva a pluralidade na programação da TV aberta e contribui para a transparência das ações dos poderes públicos.
O programa também permite o compartilhamento de infraestrutura implantada por emissoras privadas, otimizando recursos e acelerando a expansão do sinal digital.
Infraestrutura e implantação
A instalação das estações digitais ocorre por meio de parcerias com instituições públicas — como prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas e universidades — que cedem espaço físico e infraestrutura básica para a operação dos equipamentos.
Com a consignação formalizada, o próximo passo envolve os trâmites técnicos para implantação da estação em Lages.
Expansão da radiodifusão pública
Segundo o Ministério das Comunicações, o objetivo do Brasil Digital é levar informação, cultura, prestação de serviço e entretenimento gratuito a todas as regiões do país, ampliando o acesso da população à radiodifusão pública.
Com a inclusão de Lages na lista de municípios contemplados, a Serra Catarinense passa a integrar o movimento nacional de expansão da TV pública digital, consolidando o município como referência regional também na área de comunicação e acesso à informação.
*Com informações do MCom e da Agência Brasil



.gif)