Nesta quarta-feira (18), a banda irlandesa U2 surpreendeu os fãs, ao lançar o EP ''Days of The Ash'' nas plataformas digitais, sem qualquer aviso prévio. Trata-se de um trabalho composto por cinco músicas inéditas e uma vinheta conceitual.
O U2 sempre foi uma banda bastante engajada em causas sociais, mas não é exagero algum afirmar que este é um dos trabalhos mais politizados que o quarteto já lançou. Todas as faixas de “Days of the Ash”abordam temas políticos extremamente atuais - e algumas delas homenageiam mártires modernos da luta pelos Direitos Humanos.
Confira o faixa a faixa:
- ''American Obituary'' homenageia Renee Nicole Good (jovem estadunidense que morreu nas mãos de agentes do ICE, em janeiro deste ano).
-''Tears of Things'' imagina uma conversa entre Davi e Michelangelo, onde Davi recusa a ideia de que, para ter que derrotar Golias, ele tem que se tornar Golias. É uma metáfora a respeito do amor como forma de contra-ataque/revolução.
-''Song of The Future'' homenageia Sarina Esmailzadeth (jovem iraniana de 16 anos que foi espancada pelas forças de segurança iranianas, por ter ido às ruas para participar do movimento ''Mulher, Vida, Liberdade'').
-A vinheta ''Wildpeace'' consiste no poema homônimo do israelita Yehuda Amichai (1924-2000) sendo recitado pela artista nigeriana Adeola. Esse poema é amplamente reconhecido como um grande manifesto a favor da paz - e, na voz de Adeola, ele acaba servindo como uma denúncia dos conflitos entre o Boko Haram, o ISWAP e as milícias, que estão ocorrendo na Nigéria.
-''One Life at a Time'' homenageia Awdah Hathaleen (ativista e pai palestino que, em 2025, foi morto na sua aldeia, na Cisjordânia, por um colono Israelense).
-''Yours Eternally'' se posiciona a favor do povo Ucraniano, neste momento em que o país vive sob ataques da Rússia. Esta música conta com participação especial de Ed Sheeran e do cantor ucraniano Taras Topolia.
De acordo com um release publicado no site oficial do U2, o grupo está reunido em estúdio desde o final do ano passado e ainda irá lançar mais músicas inéditas em 2026, mas essas seis faixas de ''Days of The Ash'' precisavam ser lançadas o mais depressa possível: ''este EP é “uma resposta imediata a eventos atuais e inspirado pelas pessoas extraordinárias e corajosas que lutam na linha da frente da liberdade. Estas músicas não poderiam esperar . Estavam impacientes para vir ao mundo. São canções de desafio e consternação'', diz um trecho do comunicado.
Desde 1976, o U2 é composto por Bono (vocalista), The Edge (guitarrista), Adam Clayton (baixista) e Larry Mullen Jr. (baterista). Atualmente, esta talvez seja a única banda no mundo que ainda mantém a mesma formação que tinha há 50 anos.
