A partir desta segunda-feira (15), todos os pontos de vacinação de Lages passam a receber as gestantes para aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório A e B (VSR), com maior alcance da imunização no município.
Por Silvana Mateus da PML
A Prefeitura de Lages registrou uma ampla adesão das gestantes a partir da sua 28ª semana de gravidez à campanha de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório A e B (VSR) - bronquiolite, realizada durante 24 horas ininterruptas, na Central de Imunização - centro de Lages, na sexta-feira (12 de dezembro). A ação especial assegurou imunização e proteção dos primeiros meses de vida dos bebês, por parte da Secretaria da Saúde, atuante em promoção de informação, prevenção e atenção humanizada às pessoas.
A iniciativa integra a programação do Dezembro Vermelho, campanha brasileira de conscientização e combate ao HIV, à Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), de incentivo à população quanto à prevenção e cuidados com a saúde, oportunizando mais acesso da comunidade aos serviços públicos.
Facilidade de atendimento e proteção a mães e bebês. “Em Lages, nenhuma gestante deve ficar sem acesso à vacina. Esta ação estendida representa o cuidado integral que buscamos oferecer à população, uma das preconizações da prefeita Carmen Zanotto em seu governo”, observa a secretária municipal da Saúde, Susana Zen.
Ao longo do dia de sexta-feira (12 de dezembro), as gestantes aproveitaram o horário flexibilizado para colocar a imunização em dia. Mobilização com acesso rápido e seguro ao serviço de defesa à criança recém-nascida. “A broquiolite assusta qualquer mãe, e saber que a vacina ajuda a reduzir os riscos dá um alívio”, confessa a mãe de primeira viagem, a gestante Samantha Waltrick Tigre, grávida da primeira filha, com 31 semanas de gestação.
Já a futura mamãe, Deyse Caroline Ichrchut, lembra a tranquilidade que a imunização oferece neste momento da gestação. “A vacina é fundamental para proteger nossos bebês nos primeiros meses de vida. Com a rotina corrida, este atendimento estendido fez toda a diferença. A gente se sente acolhida e faz o que é mais importante: Garantir saúde para nossos filhos.”
Além disto, a partir desta segunda-feira (15 de dezembro), todos os pontos de vacinação de Lages passam a receber as gestantes para a aplicação da vacina contra a bronquiolite, e intensifica-se o alcance da imunização pelas mulheres, no município. Haverá, ainda, período exclusivo de atendimento às gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do bairro Habitação no dia 16 de dezembro, no bairro Santa Mônica no dia 17, no bairro Tributo no dia 18, e no bairro Vila Nova no dia 19 - todas com horário das 13h às 17h. Normalmente, a vacina poderá ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com Salas de Vacina abertas.
Os demais pontos de vacinação seguem os horários já estabelecidos - Central de Imunização, situada na Praça Leoberto Leal, nº: 20, Centro; Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça), localizado na rua Fausto de Souza, nº: 300, Centro, e Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR), na rua Marechal Deodoro, nº: 799, Centro.
Dezembro Vermelho mobiliza população em ação com acolhimento, testagem e prevenção
Paralelamente à campanha de vacinação para gestantes, a Prefeitura de Lages realizou uma ação especial dedicada ao Dezembro Vermelho na sexta-feira (12 de dezembro), na Vigilância Epidemiológica. Pelo tempo de 24 horas ininterruptamente, à população foram ofertados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação, orientações de prevenção e acolhimento individualizado. Sob o tema “A vida é mais forte que o HIV”, os tópicos foram diagnóstico precoce, cuidado contínuo e atendimento acessível em qualquer horário do dia.
Para compreensão - Em inglês, Aids quer dizer “Acquired Immunodeficiency Syndrome”. Em português, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. HIV, em inglês, “Human Immunodeficiency Virus”, palavra traduzida para “Vírus da Imunodeficiência Humana”.
Com o evento, buscou-se favorecer a chegada da comunidade aos serviços de saúde com uma cobertura mais abrangente e estimular que mais pessoas realizem seus exames, esclareçam dúvidas e superem barreiras que muitas vezes dificultam a procura por atendimento. “A Secretaria Municipal da Saúde pretende, então, deste modo, o fortalecimento de uma rede de cuidado cada vez mais próxima dos cidadãos”, conclui a diretora de Vigilância em Saúde, Daianne Machado Barboza.



.gif)
%20(1).gif)