Semáforo inteligente já está em funcionamento no cruzamento da Frei Gabriel com Belisário Ramos em Lages

0
A medida visa a melhoria da fluidez do trânsito, especialmente nos horários de pico, com início e término das aulas e fins de expediente, quando o movimento na região costuma ser intenso. 

25/08/2025 — 12:45

Fotos: Fábio Pavan / PML

Entrou em funcionamento, nesta segunda-feira (25), o primeiro semáforo inteligente da cidade, instalado no cruzamento da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos, no Centro de Lages. O sistema, também chamado de semáforo adaptativo, é capaz de identificar a presença de veículos e ajustar automaticamente o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real.

De acordo com a Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), a medida busca melhorar a fluidez do trânsito, especialmente nos horários de pico, como início e término das aulas e fins de expediente, quando o movimento na região costuma ser intenso.

Alterações na Praça dos Motoristas

Além da instalação do novo equipamento, houve mudanças no tráfego próximo à Praça dos Motoristas. A Rua Professor Teobaldo Delwing passa a ter mão dupla, enquanto a via que contorna a Praça agora será mão única em direção à Professor Teobaldo Delwing.

A Prefeitura orienta motoristas a redobrar a atenção nesse período de adaptação. Durante a fase de testes, agentes de trânsito simularam o funcionamento do semáforo com auxílio de drones, e os resultados indicaram maior fluidez no tráfego e redução de filas.


Avanço tecnológico e mobilidade urbana

A prefeita Carmen Zanotto destacou que a iniciativa faz parte de um plano mais amplo para modernizar a mobilidade urbana. “Temos trabalhado muito na evolução do nosso trânsito, investindo em tecnologia para oferecer mais segurança e qualidade de vida aos nossos cidadãos. Esse semáforo inteligente é um passo importante para a modernização do trânsito em nosso município”, afirmou.

Na mesma linha, o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, ressaltou que a inovação é fundamental para o futuro da cidade. “O planejamento urbano é complexo. Estamos trabalhando e viabilizando alternativas inovadoras para a mobilidade urbana”, explicou.

Segundo o diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, Ricardo Fonseca Nerbass, os estudos técnicos justificaram a escolha do local. “Os estudos da região, através do drone, nos mostraram que a mudança é válida e a tecnologia do semáforo nos permite identificar o volume de veículos em tempo real, ajustando automaticamente o tempo de abertura e fechamento, o que contribui para um trânsito mais fluido e seguro".

*Com informações de Samuel Gonçalves, da PML








Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)