Com a missão de promover a literatura catarinense, o projeto ''Lê Catarina'' estreará em Lages, neste domingo (12)

0

Por Lucas Couto e Assessoria de Imprensa do evento

                                (Foto: Divulgação/Indianara Vieira)



Neste final de semana, Lages será a primeira cidade a receber um projeto que promete fortalecer muito a literatura catarinense. Estamos falando do encontro ‘’Lê Catarina’’ – cuja primeira edição acontecerá no Parque Jonas Ramos, d'as 10 horas até as 17 horas e 30 minutos deste domingo (12 de outubro). 

 

O conceito deste projeto foi idealizado pelas produtoras culturais Indianara Vieira e Anna Zechini (ambas naturais de Santa Catarina). Ele consiste, basicamente, em levar uma biblioteca itinerante a várias cidades do nosso estado – mas o principal detalhe é o fato de que todos os livros dessa biblioteca foram escritos por autores que, ou são catarinenses natos ou já moraram em Santa Catarina e tiveram as suas obras publicadas aqui. Através dessa iniciativa, o ''Lê Catarina'' divulgará os trabalhos de Sérgio Meurer, Rita Padoin, Nilo Oliveira, Maria Lurdete Daboita Bez Birolo, Ricardo Medeiros, Laura Flôres, Daniela Corrêa, Osmarina Maria de Souza, Doris Becke, Hugo Máximo, Sissa Moroso, Glauber Lima e muitos outros talentos. 


A realização deste projeto, certamente, irá agradar a todos os tipos de leitores - afinal, de acordo com o que Indianara Vieira revelou ao redator desta matéria, a biblioteca aberta do ''Lê Catarina'' contará com livros de suspense, poesias, crônicas, autoajuda, acessibilidade PCD, conteúdo infantil, conteúdo infanto-juvenil e vários outros estilos literários. Ao todo, haverá 91 livros disponíveis para leitura gratuita - mas vale lembrar que eles não estarão à venda e deverão ser devolvidos às suas respectivas prateleiras, antes do término do evento.


Após estrear em Lages, o ''Lê Catarina'' acontecerá nas cidades de São Joaquim (no dia 8 de novembro, entre 10h e 18h, na Praça Cesário Amarante) e Urubici (no dia 15 de novembro, entre 10h e 17h30min., na Pracinha do CAT). Porém, logo depois disso, o projeto encerrará a sua agenda passando novamente pelo Parque Jonas Ramos, de Lages, nos dias 16 de novembro e 14 de dezembro. 



A iniciativa ''Lê Catarina'' só saiu do papel depois que foi contemplada no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - que é promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Entretanto, além desse enorme incentivo do Governo estadual, a realização do projeto em questão também conta com o apoio da Fundação Cultural de Lages, da Prefeitura de Urubici, da Prefeitura de São Joaquim e da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo (local do Parque Jonas Ramos onde acontecerão os encontros do ''Lê Catarina'', em Lages). 


Vale lembrar que, além da biblioteca itinerante , cada um dos dias de encontro contará, também, com intervenções artísticas diversas realizadas por profissionais convidados. Durante o evento de domingo (12), o ator lageano Alisson Araújo será o artista que realizará uma intervenção cênica/teatral para o público presente, mas os outros três dias de ''Lê Catarina'' também contarão com uma programação complementar - que será anunciada em breve. 


A coluna de Lucas Couto no Lages Diário tem o patrocínio de:



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)