Feira multissetorial segue com programação até a próxima segunda-feira (13) e a entrada no Parque Conta Dinheiro é gratuita.
A solenidade de abertura da Expolages 2025, realizada na noite desta quarta-feira (8), marcou mais um capítulo na história centenária de um dos eventos mais tradicionais do agronegócio catarinense. O Pavilhão José Arruda Ramos, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, esteve lotado de autoridades, empresários e produtores rurais que celebraram a relevância econômica e social da feira, símbolo da força produtiva da Serra Catarinense.
Com 105 anos de trajetória, a Expolages consolidou-se como vitrine de negócios e inovação, refletindo o empenho de gerações de dirigentes que transformaram a antiga exposição rural em um evento multissetorial de referência. A união entre o campo e a cidade — com a integração do agronegócio, da indústria, do comércio e dos serviços — é hoje o principal pilar de sustentação da economia regional.
Em seu pronunciamento, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages destacou a importância de preparar o setor para os desafios do futuro, com foco em sustentabilidade, sucessão familiar, tecnologia e competitividade global. “Seguimos com o compromisso de fortalecer o agronegócio regional, que há mais de dois séculos produz, nos campos nativos da Serra, a mais nobre das proteínas: a carne bovina”, enfatizou.
O presidente da Associação Empresarial de Lages (ACIL), Antonio Wiggers, reforçou o papel estratégico da Expolages como elo entre os diferentes setores produtivos. “A feira representa o propósito coletivo de integrar indústria, comércio, serviços e agronegócio. É o retrato da força empreendedora que move a economia da Serra Catarinense”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedroso; da prefeita Carmen Zanotto; do deputado estadual Mário Motta; e do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICOS), Sílvio Dreveck. Em seus discursos, as autoridades destacaram o papel estratégico da Expolages na geração de oportunidades e no fortalecimento da cadeia produtiva regional.
Durante o evento, a Prefeitura de Lages formalizou o repasse de R$ 300 mil à organização da feira — um aporte realizado em parceria com o Governo do Estado, destinado ao fortalecimento da Expofeira e de suas ações voltadas à promoção do agronegócio local.
A Expolages segue até segunda-feira (13), com uma programação diversificada que inclui julgamentos de animais, provas e leilões, além da exposição multissetorial, que permanece aberta ao público com entrada gratuita. O espaço pode ser visitado de quarta a sábado (8 a 11) em horários estendidos e, no domingo (12), até as 18h.