Uma frente fria chega na próxima terça-feira (27), quando temporais devem atingir algumas regiões do Estado, e atrás desta frente fria, uma massa de ar polar promete derrubar as temperaturas.
25/05/2025 — 20:30
O inverno ainda nem chegou oficialmente, mas o clima gelado já vai dar as caras com força total na Serra Catarinense nos próximos dias. Segundo a Epagri/Ciram, uma frente fria vai derrubar as temperaturas em Santa Catarina e promete pelo menos seis dias de muito frio — com direito a geada, temperaturas negativas e até possibilidade de neve nas áreas mais altas da região.
A virada no tempo começa já nesta terça-feira (27), quando temporais atingem o Oeste e o Sul do Estado. Na quarta (28), a chuva continua, acompanhada de ventos fortes que ajudam a empurrar o frio. É na quinta-feira (29) que o frio chega com tudo: uma massa de ar polar toma conta de SC e pode trazer os primeiros floquinhos de neve do ano, especialmente nas cidades mais altas da Serra, como Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
A previsão é de que o frio se mantenha até pelo menos a terça-feira, dia 3 de junho, com temperaturas entre -2°C e 4°C durante as madrugadas e os amanheceres. A formação de geada é quase certa no Meio-Oeste, nas áreas de planalto e no Alto Vale do Itajaí. Durante o dia, o sol até aparece, mas não chega a esquentar muito — então é bom manter o casaco por perto.
Na quarta (4) e quinta-feira (5) da próxima semana, o frio dá uma trégua com a perda de força da massa de ar polar. Porém, uma nova frente fria deve trazer chuva de volta ao Estado logo em seguida.
O outono até agora vinha sendo de “frio agradável”, sem extremos, mas que agora dará espaço nos próximos dias a primeira grande massa de ar polar de 2025 no Sul do Brasil. De acordo com a Epagri/Ciram, nos últimos anos o frio foi mais rigoroso: em maio de 2021, por exemplo, quando as mínimas chegaram a -5,7°C em Urupema e Bom Jardim da Serra.
Então, se você é fã de um bom friozinho (ou está de olho em ver a primeira neve do ano), prepare as roupas de inverno, a câmera do celular e uma boa caneca de chocolate quente. A Serra Catarinense promete dias de filme — com cenário branco e tudo!