A solenidade de concessão firmado entre a Prefeitura de Lages e a Fecomércio, ocorreu na tarde da última segunda-feira (1º) no Centro Cultural Vidal Ramos, espaço também administrado pelo SESC.
![]() |
| Fotos: Fábio Pavan e Nilton Wolff / PML |
A Prefeitura de Lages e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) oficializaram, nesta segunda-feira (1º), a concessão de uso do Memorial Nereu Ramos ao Serviço Social do Comércio (Sesc). O ato ocorreu no Centro Cultural Vidal Ramos e marcou o início de uma nova etapa para a preservação e valorização do patrimônio histórico ligado ao único catarinense que ocupou a Presidência da República.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Carmen Zanotto; da superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto; do presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni; do vice-presidente da entidade no Planalto Serrano, Célio Spagnoli; da diretora regional do Sesc, Simone da Rocha Batista; além de representantes do setor cultural e autoridades municipais.
A transferência de gestão foi autorizada pela Lei Municipal nº 4.814, de 21 de julho de 2025, após análise e aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac). A legislação estabelece que a administração do Memorial será conduzida pela Fecomércio SC, por meio do Sesc, pelo período mínimo de 20 anos — modelo semelhante ao já adotado no Centro Cultural Vidal Ramos, o Colégio Rosa, também administrado pelo Sesc.
Antes da formalização, o conjunto histórico passou por um processo completo de inventário, incluindo catalogação, registros fotográficos e procedimentos técnicos de conservação. Todo o material permanece sob a guarda da equipe da FCL e do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) até a conclusão das obras estruturais.
Processo iniciado ainda em 2024
A assinatura do termo de concessão é resultado de um processo iniciado no ano anterior. Em 2024, durante visita técnica ao Memorial realizada pela então prefeita eleita, foram constatadas fragilidades estruturais que colocavam em risco parte do acervo. A partir dessas observações, avançaram as tratativas com a Fecomércio SC, resultando no anúncio oficial da parceria em 27 de janeiro de 2025.
Com a aprovação do Projeto de Lei pelo Poder Legislativo e o ato de assinatura concretizado nesta segunda-feira, o Memorial Nereu Ramos inicia oficialmente uma nova fase, voltada à recuperação, revitalização e ampliação de suas funções culturais.
*Com informações de Gabriela Sassi, da PML



.gif)


%20(1).gif)