Segundo dados do INMET, ventos atingiram mais de 100 km/h, o que provocou queda de árvores e também estragos em residências e prédios públicos.
![]() |
| Fotos: Fábio Pavan / PML |
A Prefeitura de Lages oficializou, nesta terça-feira (2), o Decreto de Situação de Emergência no município em razão dos danos provocados pelo temporal registrado no fim da tarde do último domingo (30). A medida foi formalizada pela prefeita Carmen Zanotto por meio dos pareceres da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O documento reconhece os impactos significativos causados pelo vendaval, que resultou em destelhamentos totais e parciais de residências e prédios públicos, alagamentos, enxurradas e quedas de estruturas. Conforme dados atualizados, a tempestade trouxe ventos que atingiram 100 km/h e acumulou cerca de 50 mm de chuva em 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A declaração de emergência permite que o município tenha maior rapidez no acesso a recursos estaduais e federais destinados à recuperação das áreas atingidas. Também autoriza a mobilização de todos os órgãos da administração municipal para atuação conjunta em ações de resposta.
De acordo com a Prefeitura, equipes já trabalham nos locais mais afetados desde as primeiras horas após o temporal, prestando assistência direta à população.
Relatório parcial aponta 129 famílias afetadas
A Defesa Civil Municipal divulgou um relatório atualizado na manhã desta terça-feira, detalhando os atendimentos realizados. Até o momento, foram contabilizados 129 cadastros de famílias ou residências atingidas, distribuídas em 15 bairros: São Francisco, Centro, Brusque, Coral, Copacabana, Sagrado Coração de Jesus, Morro do Posto, Santa Catarina, São Cristóvão, Santa Helena, Gralha Azul, Frei Rogério, Universitário, São Luiz e São Pedro.
A Defesa Civil municipal já distribuiu mais de 1.200 m² de lonas para cobertura emergencial. Aproximadamente 90 edificações sofreram destelhamentos. Também houve apoio direto na proteção dos prédios da Secretaria Municipal da Saúde e da APAE, que tiveram danos estruturais.
As equipes seguem em campo, realizando vistorias e auxiliando moradores na recuperação inicial. A população que necessita de atendimento pode contatar a Defesa Civil pelos números: (49) 3019-07477 / 3019-7479 / (49) 9 9836-1702.
*Com informações de Ari Junior, da PML


.gif)


%20(1).gif)