Projeto foi executado em três meses por equipes próprias da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Com recursos do Município, trecho entre a rotatória do bairro Pisani e o Hospital Seara do Bem recebeu investimentos de R$ 2,4 milhões.
Por Priscila Dalagnol da PML
25/04/2025 — 00h13
![]() |
Fotos: Allan Borges e Fábio Pavan / PML |
Estão oficialmente encerradas as obras de revitalização da avenida Luiz de Camões, no bairro Conta Dinheiro. A confirmação é da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que vinha executando serviços no local desde o final do mês de janeiro. As melhorias foram entregues à população dentro do cronograma previsto.
O projeto foi sendo ampliado à medida que as atividades avançavam. Ao longo de três meses, a prefeitura conseguiu aumentar a extensão do trajeto beneficiado de 1,5 para 2,5 quilômetros. E o valor investido também passou de R$ 1,4 para 2,4 milhões. Todos os esforços foram necessários para atender o trecho compreendido entre a rotatória do bairro Pisani, logo após o Parque de Exposições Conta Dinheiro, até o Hospital Materno e Infantil Seara do Bem.
Além da recuperação do asfalto, em ambos os sentidos, foram concluídos trabalhos referentes à drenagem pluvial, com instalação de novos dispositivos e tubulações, e também a remodelação da rótula e canteiros nas extremidades da obra, visando facilitar os acessos ao bairro e à unidade hospitalar.
A prefeita Carmen Zanotto acompanhou pessoalmente a execução do projeto, e visitou o local por diversas vezes. “Foi uma obra realizada com recursos do nosso Município. A Prefeitura de Lages tomou a frente desta grande revitalização, que era necessária e muito aguardada por todos.
São impostos pagos pelo contribuinte retornando à população”, destaca. As equipes e equipamentos utilizados também são dos quadros municipais. O efetivo da Secretaria de Obras e Infraestrutura (formado tanto por técnicos, quanto por engenheiros e fiscalização) executou todas as etapas previstas no cronograma. “Agora todas as faixas de tráfego estão devidamente adequadas ao número de veículos que passam pelo local e à intensidade deste deslocamento, visto que cargas pesadas circulam na região, um dos pontos de entrada e saída da cidade”, detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
A reforma dos acessos, inclusive, atendeu a um pedido dos moradores de bairros próximos, como Pisani, Restinga Seca e Conta Dinheiro, mas foi efetuada, também, para facilitar a passagem de ônibus e caminhões, por exemplo, que encontravam dificuldades em manobrar devido às medidas da rótula estarem fora do padrão ideal.
Igualmente importantes foram a criação de um novo acesso ao Hospital, com a reforma do canteiro principal, e a revisão de toda a estrutura de drenagem pluvial e escoamento d’água no entorno da avenida Luiz de Camões nos 2,5 quilômetros recuperados.
O próximo e último passo será a pintura das faixas e sinalização por parte da Diretoria de Trânsito (Diretran), enquanto a Secretaria de Obras e Infraestrutura já se organiza para seguir o planejamento, que abrange deslocar o maquinário para as avenidas Dom Pedro II e Belisário Ramos, nos trechos em que o pavimento está deteriorado e requer intervenção.