Fortalecimento dos vínculos comunitários e a reverência da mulher no campo e na cidade, integrando políticas públicas de forma prática e acessível.
Por Leonardo Machado da PML
25/04/2025 — 00h08
As mulheres moradoras da localidade de Cadeados, município de Lages, serão agraciadas por uma nova edição do Projeto Lageanas em Ação, agendada para este sábado (26 de abril). Esta será a segunda; a primeira foi no Salto Caveiras. O evento em Cadeados, promovido pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, acontecerá das 14h às 17h, no salão da Igreja de Cadeados, com acesso pela Estrada Geral de Cadeados.
Na programação, direcionada exclusivamente ao público feminino, estão incluídos atendimentos gratuitos de saúde, bem-estar, informação e valorização da mulher. Durante a tarde acontecerá atendimento coletivo às mulheres, organizado e desenvolvido por secretarias da Prefeitura de Lages, com o apoio de parceiros, tornando possível mais uma edição do Projeto.
A Secretaria da Saúde oferecerá exames preventivos, vacinação, testes rápidos e sessões de auriculoterapia. À parte, haverá um momento dedicado a atividades físicas. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca distribuirá mudas de flores e hortaliças. Também haverá rodas de conversa sobre direitos e momentos de escuta e acolhimento com a Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e demais representantes constituintes da rede de apoio à mulher. Para encerrar, sorteio de brindes, café comunitário com apoio do Banco de Alimentos e exposição de empreendimentos da economia solidária. “Estas ações chegam onde muitas vezes o acesso é limitado. Estamos trabalhando para que toda mulher, independentemente de onde mora, tenha seus direitos respeitados, defendidos e praticados”, recorda a prefeita Carmen Zanotto, ao salientar o compromisso da gestão em descentralizar os serviços públicos.
Força e união. “Quando levamos serviços e informação até estas comunidades, estamos plantando sementes de autonomia e autocuidado. Cada mulher que participa sai mais fortalecida”, salienta a secretária de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte.
Na edição inédita do Projeto, realizada na localidade de Salto Caveiras, uma moradora de 68 anos participou, pela primeira vez, de uma ação voltada à saúde da mulher. Naquela ocasião recebeu seu primeiro encaminhamento para realizar uma mamografia - um exemplo claro do impacto e da importância da iniciativa. “Quando a saúde chega até o local de residência das mulheres promovemos mais que cuidado - reconhecimento e pertencimento. Histórias como esta nos mostram que vale a pena cada esforço”, observa a secretária da Saúde, Susana Zen.
Além dos atendimentos, o evento promove o fortalecimento dos vínculos comunitários e a reverência da mulher no campo e na cidade, integrando políticas públicas de forma prática e acessível. A ação é promovida pela Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Secretaria da Saúde e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, com apoio do Banco de Alimentos, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e demais representantes integrantes da rede de apoio à mulher.