''Um Cabra Bom de Bola'' já é forte candidato ao Oscar 2027 de ''Melhor Animação''

0

(Foto: Divulgação/Sony Pictures Animation)


Em 2018, a Sony Pictures Animation revolucionou o mundo das animações, ao entregar os visuais deslumbrantes e inovadores de ''Homem Aranha no Aranhaverso''. Aquele estética aquarelada e claramente inspirada em HQ's nunca havia sido utilizada em nenhum outro filme de animação, mas a novidade impactou tanto que, nos anos seguintes, ela foi repetida pela Sony, não somente na aclamada sequência ''Homem Aranha Através do Aranhaverso'' (2023), mas também em longas-metragens como ''A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas'' (2021) e o recém-lançado ''Um Cabra Bom de Bola''. 

Esse mais novo filme de animação da Sony chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (12). Ele se passa em um mundo de animais antropomorfos e conta a história de Zeca Brito - um pequeno cabra que sonha em se tornar um ídolo do Basquete, mesmo sabendo que irá dividir quadra com animais muito maiores e mais rápidos do que ele. 

Neste filme, o basquete se chama ''Berroball'', pois os roteiristas decidiram não seguir tão à risca as regras do conhecido esporte: a grande liberdade criativa é o fato de que os personagens de ''Um Cabra Bom de Bola'' jogam em quadras formadas por obstáculos e biomas diversos.

O protagonista não é uma cabra à toa: o título original deste filme é ''GOAT'' - palavra que, em inglês, significa ''cabra'', ao mesmo tempo que também é um termo conhecido no meio esportivo, por ser sigla de ''Greatest of All Time'' (Melhor de Todos os Tempos). Essa referência pode passar despercebida pelos brasileiros que assistirem à versão dublada do longa, mas, para compensar isso, os responsáveis pela dublagem brasileira do filme fizeram questão de incluir vários trocadilhos que não existem na versão em inglês: o personagem Zeca Brito, por exemplo, se chama simplesmente Will Harris, nos Estados Unidos. 

De acordo com a maioria dos críticos, ''Um Cabra Bom de Bola'' possui uma trama simples com uma mensagem de superação e trabalho em equipe que já vimos em obras como ''Ted Lasso''. Porém, mesmo trazendo um roteiro ''arroz com feijão'', o filme está sendo muito elogiado, pois traz gags divertidas e visuais primorosos. 

Não é difícil prever que, no ano que vem, ''Um Cabra Bom de Bola'' será, pelo menos, indicado ao Oscar de ''Melhor Animação'' - afinal, a Sony já teve vários filmes indicados a essa categoria... vide ''Homem Aranha no Aranhaverso'' (que chegou a levar o prêmio), ''A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas'', ''Homem Aranha Através do Aranhaverso'' e ''Guerreiras do K-Pop'' (este último está concorrendo ao Oscar de ''Melhor Animação'' deste ano, como grande favorito). 


Confira o trailer de ''Um Cabra Bom de Bola'':



Aranhaverso fez escola


O estilo de animação inaugurado em ''Homem Aranha no Aranhaverso'' virou tendência, não somente em filmes da Sony Pictures Animation, mas também em trabalhos de outros estúdios de animação. Entre as obras que possuem identidade visual inspirada na que foi criada pela Sony, estão a série ''Arcane'' (2021-2024, Fortiche/Riot Games) e os filmes ''Entergalactic'' (2022, Netflix), ''Gato de Botas 2: O Último Pedido'' (2022, Dreamworks) e ''As Tartarugas Ninja: Caos Mutante'' (2023, Nickelodeon). Assim como as demais animações citadas nesta matéria, essas quatro também merecem ser assistidas. 




A coluna de Lucas Couto no Lages Diário tem o patrocínio de:

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)