14/04/2025 — 23h20
A 31ª edição da Sapecada da Canção Nativa e 23ª edição da Sapecada da Serra Catarinense prometem serem históricas começando pelo local que neste ano será realizado no coração de Lages, a praça João Costa, no Centro da cidade e em novos dias da semana, e para celebrar estas novidades, um recorde de composições inscritas: 735 ao todo, sendo 525 para a Sapecada da Canção Nativa e outras 210 para da Serra Catarinense.
O prazo de inscrições terminou no último domingo (13) e demonstrou mais uma vez o quão importante é os dois festivais que há anos celebram e cultivam à música nativista e tradicionalista, mostrando através de versos e melodias, toda a lida campeira como também os modos e costumes de nossa gente.
Triagem
Nos próximos dias, segundo o edital, previstos para ser entre os dias 17 e 19 de abril, os jurados deverão se reunir no auditório do Mercado Público de Lages, para realizar o processo de triagem destas 735 músicas e assim definir as 32 finalistas, sendo 16 em cada festival, além de quatro músicas suplentes.
Festival com novas datas e local
Com a decisão da Prefeitura de Lages de não realizar a 35ª Festa Nacional do Pinhão no Parque Conta Dinheiro e passar para o Centro de Lages, as Sapecadas da Canção Nativa e a da Serra Catarinense também virão para o Centro da cidade e assim como serão realizadas em novos dias trocando as noites de domingo, segunda e terça-feira, como era habitualmente realizada no Parque Conta Dinheiro, e passando para a sexta-feira, sábado e o domingo. Veja abaixo, como será:
- Sexta-feira (13/06): Final da 23ª Sapecada da Serra Catarinense
- Sábado (14/06): Eliminatória da 31ª Sapecada da Canção Nativa
- Domingo (15/06): Final da 31ª Sapecada da Canção Nativa
Os horários ainda não foram divulgados, mas a tendência é de que os festivais sejam realizados mais cedo.