No primeiro mês de cada ano, o que sabemos que irá acontecer nos próximos 11 meses é sempre uma fração muito pequena do que acaba acontecendo. Sei bem disso.
Entretanto, é sempre ótimo começar o ano sabendo de algumas coisas boas que irão acontecer nele. Por esse motivo, decidi listar, aqui, 12 Álbuns/EP's brasileiros que já estão confirmados para 2026.
Fiz questão de selecionar trabalhos de artistas diversos, para que esta lista agrade a fãs de diferentes gêneros musicais.
Até o momento, nenhum single promocional foi oficialmente lançado, mas sabemos que duas das músicas que fazem parte do álbum são as espetaculares ''Madrugadas em Claro'' e “Malandros Online” — que os Racionais já vêm apresentando ao vivo, há alguns anos.
A previsão é de que este álbum seja lançado ainda no primeiro semestre.
Apesar do título sugestivo, o vocalista Lucas Silveira já garantiu que este não será o último trabalho da Fresno. Segundo ele, este 11º álbum do grupo se chama ''Carta de Adeus'' porque gira em torno do conceito de ''dizer adeus a uma velha versão de si mesmo da qual você não seria amigo hoje''
Até o momento, a banda gaúcha de emocore não entregou nenhuma prévia deste disco. Ao que tudo indica, as músicas de ''Carta de Adeus'' só começarão a ser lançadas após o show especial que a Fresno realizará no Espaço Unimed, dia 18 de abril - segundo a organização do evento, as pessoas que comparecerem a esse show terão a oportunidade de ouvir cada uma das músicas do álbum ''em primeira mão''.
Há dois anos, o rapper/cantor paulistano Criolo, o pianista pernambucano Amaro Freitas e o cantor português Dino d'Santiago uniram forças, quando lançaram juntos o single inédito ''Esperança''. Essa canção foi tão aclamada que os três artistas decidiram expandir a parceria deles, montando um projeto intitulado Criolo, Amaro & Dino. Em 2026, eles farão alguns shows com esse projeto e ainda lançarão um álbum repleto de canções inéditas que seguem a linha sonora de ''Esperança'' - ou seja, o repertório do disco unirá as forças do rap e do jazz, com linhas vocais que se alternam entre o português brasileiro e o português de Portugal.
O álbum ''Criolo, Amaro & Dino'' está previsto para o primeiro semestre deste ano.
A cantora Iza já havia flertado com o Reggae, em músicas como ''Pesadão'' (2017) e ''Brisa'' (2019), mas só agora ela irá lançar um álbum quase que totalmente dedicado a tal gênero musical.
A previsão é de que esse 3° trabalho de inéditas de Iza virá a público no primeiro semestre de 2026. Embora ele ainda não tenha data de lançamento ou nome definidos, os singles promocionais ''Caos e Sal'' e ''Eu e Você'' já deixaram claro que o foco principal dele será o Reggae - porém, o outro single promocional já lançado (''Tão Bonito'') aponta que o R&B característico dos discos anteriores da cantora também deverá marcar presença em algumas faixas.
Entretanto, depois de anos adiando esse sonho, Mateus finalmente irá lançar o seu álbum solo ''Asato'', no dia 27 de fevereiro de 2026. Até o momento, as músicas que já podem ser ouvidas são as instrumentais ''Cryin'' e ''The Breakup Song'' .
Depois de ter explorado Funk, Pop, R&B, Sertanejo e até Bossa Nova, no álbum ''Escândalo Íntimo'' (2024), Luísa Sonza dará sequência à sua discografia, com um novo trabalho de inéditas que será lançado em 2026.
Não sabemos qual será o conceito deste 4° álbum da artista, mas a expectativa dos fãs é de que Luísa irá explorar novamente a sua própria versatilidade, navegando por gêneros musicais diversos. Por enquanto, nenhum single promocional deste disco foi oficialmente lançado, mas Luísa já adiantou que uma das músicas do repertório será ''Loira Gelada'' - composição com sample do RPM que vem sendo apresentada nos shows da cantora, desde o final do ano passado.
A previsão oficial é de que este novo álbum chegue às plataformas digitais em abril.
Até o momento, o grupo carioca já entregou 6 prévias deste vindouro trabalho: ''A Vida Começa Agora'', ''Uma Viagem'', '' Mãos'', ''Você Tem o Que Merece Ter'' e ''Papai Noel (One Horse Open Sleigh)'' são músicas inéditas, enquanto ''A New Wind Blowing'' é uma versão em inglês de ''Vento Ventania'' (um dos maiores clássicos do quarteto).
As demais canções do álbum chegarão em 2026, para celebrar os recém-completados 40 anos de carreira desta, que é uma das pouquíssimas
bandas brasileiros dos anos 1980 que conseguiu manter a maior parte da sua formação original até os dias de hoje - o Biquini ainda conta com Bruno Gouveia (vocalista), Carlos Coelho (guitarrista), Miguel Flores (tecladista) e Álvaro Brita (baterista)... ou seja, quatro dos seus cinco integrantes-fundadores.
Seu Jorge define este vindouro trabalho como ''um disco de samba meio sinfônico feito para os gringos também ouvirem''. Segundo o que foi dito em entrevistas, ''The Other Side'' possui influências psicodélicas vindas do Clube da Esquina e é diferente de ''tudo o que Seu Jorge já fez, até então''.
Este novo álbum é composto por 11 faixas, mas nem todas elas são inéditas: durante a concepção de ''The Other Side'', Seu Jorge quis demonstrar o seu talento como intérprete, regravando músicas pouco conhecidas como ''Crença'' (Milton Nascimento, 1969), ''River Man'' (Nick Drake, 1969), ''Caboclo'' (Arthur Verocai, 1972),''Girl You Move Me'' (Cane & Able, 1972) e ''Vento de Maio'' (Lô Borges, 1972).
Entre os colaboradores deste trabalho estão: o cantor americano Beck (com quem Seu Jorge faz dueto em ''River Man''), a cantora paulistana Maria Rita (que entrega vocais em ''Vento de Maio'') e a dupla Arnaldo Antunes e Marisa Monte (com quem Jorge compôs a música inédita ''Quando Eu Chego'').
Este álbum vinha sendo preparado desde 2009. Ele terminou de ser gravado em 2019, mas foi adiado várias vezes, devido aos diversos projetos que Seu Jorge possui, como músico e ator. A previsão é de que o lançamento aconteça logo no primeiro semestre.
Em 2026, o Sepultura irá encerrar definitivamente as suas atividades, quando o último show da turnê de despedida ''Celebrating Life Through Death'' for realizado. Porém, antes disso, a banda brasileira mais famosa do mundo presenteará os seus fãs, com um EP de quatro músicas inéditas.
Estas serão as últimas músicas do Sepultura e, também, as primeiras que o grupo de thrash metal lança em parceria com Greyson Nekrutman (baterista americano que ingressou na banda em 2024). Segundo o guitarrista Andreas Kisser, este EP incluirá a primeira balada de toda a discografia do Sepultura - o nome da canção ainda não foi divulgado, mas sabemos que ela é produto de uma parceria com Sérgio Britto e Tony Belloto (ambos integrantes dos Titãs).
A data de lançamento deste EP ainda não foi anunciada, mas o cenário mais provável é o de que as quatro músicas inéditas serão lançadas antes do término da turnê ''Celebrating Life Through Death''.
Após seis anos de hiato, o Rancore retomou às suas atividades em 2023 e, desde então, já entregou duas músicas inéditas (''Pelejar'' e ''Quando Você Vem''). Porém, surpreendentemente, nenhuma delas vai estar no álbum que a banda vai lançar em 2026, pois, de acordo com o vocalista Teco Martins, por mais que as duas sejam ótimas, ''elas não estão à altura das canções que serão lançadas neste vindouro trabalho''.
No final do ano passado, o grupo de post-hardcore fez dois shows fechados, em São Paulo, com o intuito de apresentar as 11 músicas do álbum, para fãs seletos e jornalistas. Durante as duas apresentações, o uso de celulares foi proibido, para evitar vazamentos antes da hora, mas os jornalistas que compareceram nesses shows garantiram que os materiais novos do Rancore são explosivamente viscerais.
Os únicos detalhes que puderam ser revelados são os respectivos títulos de algumas faixas: o repertório será composto por canções como ''Expansão'', ''Sexo Selvagem'', ''A Nascente'', ''Homem'', ''Punk 777'', ''Pirata'', ''Preciosas Cores'' e ''Cara de Loko''.
Segundo Teco, este 4° álbum do Rancore deverá ser lançado em março deste ano, mas o primeiro single promocional dele estará disponível em janeiro.
Este próximo trabalho de FBC trará músicas inéditas intituladas ''O Ronco da Cuíca'', ''Sorriso Capitalista'', ''Não Vote em Ninguém'', ''Lesa Pátria'', ''Os Porcos Vem Aí'', ''Bandido Bom é Bandido Preso'' , ''Canudos'', ''Ódio Social'' e ''Filhos do Sol'', respectivamente. Como o título de algumas dessas faixas citadas já sugere, este será um álbum recheado de críticas ácidas e diretas ao atual Congresso Nacional.
A grande novidade é que, pela primeira vez, Fabrício irá incorporar elementos característicos do rock aos seus raps: segundo o artista, várias das faixas de ''Os Porcos Vem Aí'' contam com guitarras pesadas que evocam a sonoridade pesada de grupos de rap-rock icônicos como o Rage Against The Machine e o Pavilhão 9.
Na opinião deste que vos escreve, o trio Os Garotin é, certamente, a melhor coisa que surgiu na música pop brasileira, de 2023 pra cá. Neste ano em que estamos, o grupo formado por Anchietx, Léo Guima e Cupertino irá lançar um álbum de inéditas, para manter a sua tradição de lançar músicas novas anualmente.
Este próximo lançamento d' Os Garotin deverá contar com as músicas ''Calor e Arrepio'', ''Simples Assim'', ''Maldade'', ''Coração de Lata'' e ''Força Bruta'', que foram antecipadas ano passado, no EP ''Os Garotin Session 2''. Porém, canções inéditas serão maioria, no repertório deste vindouro álbum.
Até o momento, os três membros do grupo de Black Music e MPB não adiantaram muitos detalhes sobre o novo trabalho, mas já falaram que se trata de um disco com algumas participações especiais (sendo uma delas internacional).
A coluna de Lucas Couto no Lages Diário tem o patrocínio de:
