Little Richard, um dos pioneiros do rock n’roll, morre aos 87 anos


Segundo a revista Rolling Stone, Danny Penniman, filho do artista, confirmou a morte, mas disse que a causa é desconhecida.

Do LD,
Lages/SC

📷 Tim Parker / Reuters

Morreu neste sábado, 9, um dos pioneiros do rock n’roll, Little Richard aos 87 anos. A morte foi confirmada pelo filho do músico, Danny Penniman, à revista Rolling Stone, porém, a causa da morte ainda é desconhecida. Richard já estava com a saúde debilitada havia alguns anos, sofrendo com problemas no quadril, além de ter sofrido um derrame.

Little Richard nasceu em 5 de dezembro em uma família de 12 irmãos, em Macon, na Geórgia. Ele iniciou seu envolvimento com a música ainda na adolescência, na década de 1940. Em casa, Little sofria por sua orientação sexual e apanhava do pai.

Ao longo da carreira conseguiu emplacar hits como “Tutti Frutti”, “Long Tall Sally”, “Rip It Up”, “Lucille”, “Goode Golly Miss Molly”, entre outros. Vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo e realizou uma série de gravações que ajudaram a estabelecer o rock’n’roll, influenciando bandas e artistas, entre eles, Beatles, Otis Redding, Creedence Clearwater Revival e David Bowie. O músico se autoproclamava como o “arquiteto do rock”. Foi de sua autoria uma das mais conhecidas expressões do rock n’roll: “A-wop-bop-a-loo-lop-a-lop-bam-boom!” e era conhecido por seu estilo extravagante durante suas performances, que iam dos gritos fervorosos aos trajes coloridos e vibrantes.

Já na vida pessoal, oscilou momentos de rebeldia e de comportamento ultrajante como os de religiosidade, chegando a se tornar pastor em 1958, mas retornando ao cenário da música em 1962.

Em 1995, Little Richard confessou à revista Penthouse que era homossexual, embora há três anos, tenha dito a outra publicação que considerava a homossexualidade “contrária à natureza”.

Em 2009, passou por uma cirurgia no quadril, passando a se apresentar apenas sentado. O artista anunciou sua aposentadoria em 2013, aos 80 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’