Armazém das Artes está atendendo em novo endereço


Estão expostos os mais diversos produtos, que prometem agradar a todos os gostos, principalmente artigos de decoração, utilidades, lembrancinhas e presentes. Os valores também são variados, com peças a partir de R$ 10,00.

Por ALINE TIVES da ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Toninho Vieira / ASCOM PML
O Armazém das Artes, espaço para exposição e comercialização do artesanato local, está em novo endereço. A partir desta segunda-feira (29 de abril) passa a atender na Casa do Artesão, localizado ao lado da Fundação Cultural de Lages (FCL) e do Museu Histórico Thiago de Castro, no Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

O endereço antigo era na Rua Nereu Ramos, um pouco para baixo do Teatro Marajoara. O trabalho é coordenado pela Prefeitura de Lages, através da diretoria de Inclusão Social e Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Segundo a coordenadora, Rita Muniz, este é um endereço provisório, pois quando as revitalizações do calçadão da praça João Costa e do Mercado Público estiverem prontas, as artesãs ganharam um espaço fixo para exporem seus produtos. “Será um espaço totalmente revitalizado e bonito, bem no coração da cidade onde elas terão mais visibilidade, sendo muito bom para a comercialização”, comenta.


O Armazém das Artes conta com a participação de sete grupos que produzem artesanato na cidade: Arte Terapia; Luz e Vida; Tramatusa; Ciranda; Criarte; Soroptimistas e Irmãs Clarissas. Ao todo, cerca de 50 mulheres artesãs compõe os grupos, sediados em diversos bairros. Recentemente dois homens passaram a integrar a equipe, trazendo o artesanato em vime e também na madeira.

Estão expostos os mais diversos produtos, que prometem agradar a todos os gostos, principalmente artigos de decoração, utilidades, lembrancinhas e presentes. Os valores também são variados, com peças a partir de R$ 10,00 e outras mais elaboradas que podem passar de cem reais. “São preços muito bons, acessíveis tanto ao bolso dos turistas quanto dos lageanos”, garante a coordenadora.

Em datas especiais as artesãs organizam feiras na praça João Ribeiro, em frente à Catedral. A exemplo da Páscoa, a próxima feira será nos dias que antecedem o Dia das Mães, na sexta e sábado (10 e 11 de maio).  Toda a renda arrecadada com a venda dos artesanatos será revertida para os grupos, que também auxiliarão na organização do espaço e atendimento aos clientes.

Outro trabalho social que está sendo realizado pela prefeitura são as oficinas de artesanatos nos bairros, ensinando mulheres iniciantes a aprender este ofício. “O artesanato muitas vezes é o pilar de sustentação do orçamento doméstico nas famílias destas mulheres. Nosso papel é auxiliá-las, garantindo mais qualidade de vida para as mulheres lageanas”, diz Rita.



Armazém das Artes está atendendo em novo endereço Armazém das Artes está atendendo em novo endereço Reviewed by Lages Diário on abril 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.