Dos 3.600 leitos disponíveis na cidade e nas
fazendas de Turismo Rural, a ocupação foi em torno de 90%.
Por ASCOM PML,
em Lages/SC
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📷 Carlos Alberto Becker / ASCOM PML |
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urante os dez dias da 29ª Festa Nacional do Pinhão (9 a 18 de junho) houve
um significativo incremento econômico, especialmente nos setores de hotelaria e
postos de combustíveis. O maior movimento foi registrado nos dois finais de
semana e durante o feriadão, principalmente de quarta-feira a sábado.
Segundo avaliação geral
dos gerentes de hotéis entrevistados, houve aumento de 80% de ocupação na rede
hoteleira, durante o período de festa, em comparação com dias normais de
hospedagem.
Dos oito hotéis pesquisados,
apenas um, o Hotel Fazenda Boqueirão, localizado a sete quilômetros de
distância do centro da cidade, não registrou ocupação expressiva de turistas
que vieram a Lages exclusivamente para a Festa. Com o hotel lotado durante o
feriadão e nos dois finais de semana da festa, apenas 2% dos hóspedes tinham
vindo a Lages devido ao evento festivo. A maioria vieram para conhecer as
belezas naturais da Serra Catarinense, durante o inverno, e reservaram estadia
no Boqueirão com bastante antecedência.
Na contramão desta
tendência turística esteve o IBIS Hotel, da avenida Duque de Caxias, com seus
128 leitos lotados de turistas que afirmaram terem vindo a Lages para curtir a
Festa Nacional do Pinhão. “Estivemos com o hotel lotado nos dois finais de
semana e também de quarta a sábado, durante o feriadão. O movimento foi melhor
do que o do ano passado”, afirmou a gerente do IBIS, Pâmela Pedrita Coutinho.
Já nos hotéis Cattoni,
segundo o gerente, Anderson Cattoni, o incremento foi de 70%. “Foi o melhor
período de festa dos últimos dez anos. A ocupação foi de 100% nos 100
apartamentos disponíveis, durante determinados dias do período de festa. Em
alguns dias, 100% dos hóspedes eram de visitantes da festa, a grande maioria
vinda do litoral de Santa Catarina e apenas 5% de outros estados”, disse.
Segundo o gerente de
recepção do Grande Hotel Lages, Alan Patrick Martins, a ocupação neste
estabelecimento aumentou em 70% durante a Festa. “Em abril deste ano já estava
esgotada a reserva para o dia 17 de junho, segundo sábado da festa, quando se
apresentaram no palco nacional Anitta, Victor e Leo e Luan Santana”, contou
Alan.
Já no Hotel Le Canard, no
centro, a lotação (312 leitos) ocorreu de quarta-feira a domingo e esteve
praticamente lotado nos demais dias. Neste hotel se hospedaram boa parte dos
artistas da festa, entre eles o pessoal dos festivais nativistas. Também houve,
neste estabelecimento, um incremento de cerca de 70% no movimento.
Outro hotel que lotou,
durante o feriadão, foi o Pegorini, no bairro Coral, registrando incremento de
70% na ocupação dos 110 leitos existentes. Assim como nos outros hotéis, o
Pegorini teve reservas antecipadas para o período de festa. E no Hotel
Centauro, no bairro São Cristóvão, o movimento igualmente aumentou 70%.
Enquanto isso, o Hotel Fazenda
Pedras Brancas, situado a dez quilômetros da cidade, permaneceu com 30% do
número de leitos disponível durante os dez dias da 29ª Festa Nacional do
Pinhão.
A maioria dos turistas
que se hospedaram nos hotéis citados vieram do litoral de Santa Catarina, do
Vale do Itajaí, Oeste e Sul do Estado, com registros de visitantes de Curitiba,
Porto Alegre e várias outras regiões do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Lages dispõe, atualmente,
de 3.600 leitos de hotéis.
Hospedagem Alternativa
Nas 35 casas cadastradas
pela Prefeitura para a hospedagem alternativa, a lotação foi permanente, nos
dez dias de festa. “Num primeiro momento, a informação que temos é de um
incremento significativo no movimento econômico, em torno de 80% a 90%. Nos
próximos dias teremos um levantamento completo desta situação, através de dados
colhidos pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Diretoria de
Turismo, e pela Fecomércio”, fala o Executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro.
Postos de Combustíveis
Outro setor diretamente
beneficiado pelo grande movimento gerado pelos dez dias de festa, em Lages, é o
de postos de combustíveis. No posto Shell, da Duque de Caxias, segundo a
gerente do estabelecimento, o faturamento aumentou em cerca de 60%. Já na rede
de Postos Guarujá, houve um incremento menor, de 12%, por conta,
principalmente, da procura por GNV.