Sebrae/SC apresenta pesquisa que revela hábitos de consumo e oportunidades de novos negócios em Lages

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Levantamento realizado pelo Observatório de Negócios mostra locais com escassez na oferta de comércio e serviços, apresenta tendências de consumo e traça perfil do consumidor. 

Por Lizzi Borges da Catarinas Comunicação

Foto: Lizzi Borges / Catarinas Comunicação

O Sebrae/SC divulgou um estudo inédito sobre os hábitos de consumo em Lages, realizado pelo Observatório de Negócios, que traça um retrato preciso do comportamento de compra no município e aponta onde estão as principais oportunidades para novos empreendimentos. O levantamento revela um mercado forte em segmentos essenciais, como alimentação, moda, saúde, cuidados pessoais e produtos pet, ao mesmo tempo em que identifica carências importantes em bairros da cidade, especialmente na oferta de supermercados, farmácias, lotéricas e serviços bancários. Os dados apontam que, embora sensível ao preço e ofertas, o consumidor de Lages baseia sua decisão de compra principalmente na qualidade do atendimento e de produtos principalmente as classes A/B.

A pesquisa integra o projeto Retrato do Consumidor Catarinense e, em Lages, 600 moradores acima de 16 anos foram entrevistados presencialmente em diferentes pontos da cidade, com margem de erro de 4%. O estudo foi apresentado à diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) e à imprensa nos dias 9 e 10 de dezembro.

A análise foi estruturada para  ajudar os empreendedores a entenderem o perfil do consumidor de Lages, seus comportamentos de compra, tendências de consumo e lacunas de mercado. O estudo reúne informações sobre características sociodemográficas, hábitos financeiros e de lazer, frequência e canais de compra, formas de pagamento, ticket médio e critérios de escolha. Também observa movimentos como o avanço do e-commerce. Além disso, identifica hábitos específicos em segmentos como moda, alimentação, saúde e gastronomia, bem como carências de comércio e serviços em diferentes regiões. A metodologia permite recortes por idade, classe social, gênero e escolaridade, oferecendo uma visão segmentada que orienta decisões de planejamento, marketing e desenvolvimento econômico.

“Esse levantamento completo e detalhado entrega uma leitura da realidade de Lages e passa a ser uma ferramenta pública para que todos, poder público, empresários e novos investidores, tomem decisões com base em dados, e não mais em achismos. Com informações confiáveis, é possível identificar oportunidades reais, reduzir riscos e construir um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável. O estudo mostra que há muitas possibilidades na cidade, e cabe a nós transformar esses números em estratégias que apoiem quem empreende e quem deseja investir em Lages”, destaca Altenir Agostini, gerente regional do Sebrae/SC na Serra Catarinense.

A pesquisa evidencia que, em Lages, o atendimento é decisivo na hora da compra. Para 70,3% dos entrevistados, ser bem atendido é o principal critério na escolha de um estabelecimento. Depois vêm as promoções (56%), o preço (53%) e a qualidade dos produtos (44%). A busca por melhores valores também segue forte: 56% pesquisam preços presencialmente, enquanto 53% recorrem à internet, seja em buscadores como o Google ou marketplaces.

O perfil socioeconômico ajuda a entender esse comportamento. A população consultada é formada majoritariamente por mulheres (52%), com equilíbrio entre faixas etárias, 37% têm entre 30 e 49 anos e 36,5% já passaram dos 50. O nível de escolaridade também é distribuído, 47% concluíram o ensino médio e 20% têm ensino superior ou pós-graduação. A maioria vive em casa própria (69%), um diferencial de Lages, com média de três moradores por residência, e 47% das famílias possuem poupança ou algum investimento, indicando preocupação com estabilidade financeira, um dado importante para o setor de consumo.


No mercado de trabalho, 34% dos entrevistados são empregados assalariados, seguidos por aposentados (18%) e trabalhadores autônomos (17,5%). No momento de pagar, o PIX à vista é apontado como o meio preferido (50,5%), acompanhado pelo cartão de crédito (45%), dinheiro (43%) e débito (39%). A compra digital já faz parte da rotina, 70% dos lageanos compram online e 40% fazem isso ao menos uma vez por mês.

Segundo Cláudio Ferreira, coordenador do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, a iniciativa permite que quem pretende investir em Lages compreenda e se comunique na mesma linguagem dos consumidores, definindo estratégias para segmentar ou nichar seu mercado. O objetivo é reduzir riscos ao levar inteligência de dados para a tomada de decisão, evidenciando diferenças de comportamento, perfil e demandas do consumidor lageano.

Em Lages, há perfis que, conforme a microrregião, esperam ainda mais proximidade nos segmentos onde concentram seus gastos mensais. “Todas essas informações estão sendo disponibilizadas gratuitamente, com a possibilidade de ampliar filtros e cruzar dados, o que pode gerar novas descobertas de interesse para empreendedores e gestores”.

Onde estão as oportunidades 

A análise também mostra onde o comércio ainda não chega e onde estão as maiores oportunidades para expansão. Nos bairros, os consumidores relatam falta de supermercados e atacarejos, especialmente na região do Santa Catarina, além de Petrópolis, Universitário e Penha. As farmácias também aparecem como carência significativa, principalmente em Conta Dinheiro (39,5%) e Petrópolis (35%). Já no segmento de moda e vestuário, a demanda é mais forte nos bairros Santa Catarina (27,4%), Santa Helena (25,9%) e Universitário (23,7%). Restaurantes, bares e lanchonetes são apontados como insuficientes sobretudo no Centro, onde 15,2% dos moradores afirmam sentir falta desse tipo de serviço.

No campo dos serviços, a ausência de lotéricas é percebida em praticamente todas as regiões, enquanto bancos e caixas 24 horas são apontados como limitados nos bairros Santa Catarina (24,2%), Penha (26,8%), Universitário (16,9%) e Santa Helena (16%). Já Centro e bairro Guarujá apresentam índices elevados de satisfação, mais da metade dos moradores declara que “não falta nada” nesses locais, evidenciando um acesso mais equilibrado à estrutura comercial.

A pesquisa também estimou o tamanho dos mercados locais e o volume de consumo no município. Supermercados movimentam R$77,5 milhões por mês; restaurantes e lanchonetes, R$37,1 milhões; moda e vestuário, R$44,2 milhões; cuidados pessoais, R$32,6 milhões; medicamentos, R$ 33,2 milhões; e o mercado pet, R$9,8 milhões. Somados, esses setores representam cerca de R$234,4 milhões que circulam mensalmente em Lages, um indicativo do potencial econômico e das oportunidades para novos empreendimentos, tanto no centro quanto nos bairros mais carentes de oferta.

No comportamento de lazer e cultura, a população lageana revela hábitos variados, 55% prefere viajar a turismo, 41% frequentam shows e 35% vão ao cinema. Apenas 10% dizem ir ao teatro, o que aponta um espaço ainda pouco explorado na agenda cultural da cidade. Já no campo da saúde e bem-estar, 61% dos moradores praticam atividade física regularmente, com preferência por caminhadas (49,2%) e academias (39%), especialmente entre jovens e integrantes das classes A/B.

O estudo foi solicitado pela da CDL Lages, o presidente Celio Bueno, a entidade tem o compromisso de manter empresários e comunidade alinhados à realidade econômica do município. Ele destaca a relevância estratégica do levantamento para orientar decisões e fortalecer o comércio local. “Esse diagnóstico oferece suporte direto ao planejamento do setor e aos investimentos, com mais segurança e assertividade. A CDL já promove ações de qualificação, especialmente em atendimento, que é o principal fator de decisão para o consumidor. Agora, com a pesquisa em mãos, teremos ainda mais subsídios para intensificar esse trabalho, ampliar a competitividade e impulsionar o desenvolvimento econômico de Lages.”

Ferramenta estratégica para empreendedores

Para Roberto Philippi Füllgraf, gerente de Gestão Estratégica do Sebrae/SC, o estudo é uma ferramenta prática para quem deseja investir com segurança. “A pesquisa fornece informações confiáveis para que empreendedores, gestores públicos e lideranças tomem decisões baseadas em dados, não apenas em intuição.” A pesquisa também contempla Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó.

Todos os dados segmentados estão disponíveis gratuitamente no Observatório de Negócios. Acesse em: sebrae-sc.com.br/observatorio

Sobre o Observatório de Negócios

O Observatório de Negócios do Sebrae/SC tem como propósito compartilhar e disseminar conhecimento sobre o ambiente competitivo dos pequenos negócios, promovendo a inteligência de dados em diversas áreas. Os estudos produzidos são estratégicos para orientar o trabalho do Sebrae/SC e subsidiar as ações de empreendedores em todo o estado. A pesquisa completa, comparativo com outras cidades, infográfico e  o painel de dados está disponível no site: www.sebrae-sc.com.br/observatorio. 

Sobre o Sebrae/SC 

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.




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