Temporal provoca estragos, bloqueia vias e mobiliza equipes de emergência em Lages

0
Chuva forte acompanhada de fortes rajadas de vento causaram derrubadas de árvores e destelhamentos em vários bairros, mas região central foi a mais afetada. 

Fotos: CBMSC / Divulgação

Um forte temporal acompanhada de rajadas de ventos causaram estragos no fim da tarde deste domingo (30), em Lages, na Serra Catarinense. A combinação de ventos intensos e chuva volumosa em um período curto de tempo, resultou em quedas de árvores, destelhamentos e alagamentos em diferentes bairros, exigindo ampla mobilização de equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e da Defesa Civil.

Segundo o CBMSC, os primeiros chamados relacionados ao vendaval ocorreram por volta das 18h15. A Avenida Belizário Ramos, uma das principais vias da cidade, tornou-se um dos pontos mais afetados com quatro árvores de médio porte caindo em trechos distintos da avenida — nas proximidades das ruas Frei Gabriel, Brasil, em frente ao Fórum, e ainda no bairro Copacabana — interrompendo totalmente o tráfego de veículos — este último foi atendido por equipes da Defesa Civil. As equipes utilizaram equipamentos de corte para remover os troncos e galhos, além de realizar a limpeza completa da pista. O trabalho se estendeu por aproximadamente duas horas.


Um quarto ponto de bloqueio também foi registrado no bairro São Cristóvão, na esquina das ruas Ceará e Amapá. Novamente, os bombeiros atuaram na remoção da árvore caída e na liberação da via.

Além dos transtornos no trânsito, o temporal provocou destelhamento e alagamentos em diferentes regiões da cidade. Três moradores, residentes nos bairros São Cristóvão e Centro, receberam lonas para proteção emergencial de suas casas. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.

Imagens que circularam nas redes sociais durante e após o temporal mostraram telhados destruídos, quedas de árvores em ruas e córregos e a força do vendaval que atingiu o município. As equipes de emergência seguem em monitoramento ao longo da noite, diante da possibilidade de novas ocorrências relacionadas às condições climáticas.


A Prefeitura de Lages, através das diversas secretarias, principalmente a de proteção da Defesa Civil, está de plantão e ainda faz o levantamento dos estragos, incluindo prédios e espaços públicos que também foram atingidos, como a Farmácia Básica onde foi atingida por uma árvore, e também a praça João Ribeiro (em frente à Catedral) que também registrou queda de árvore. 

O evento que marcaria o início da programação natalina em Lages, que estava prevista para ocorrer na noite desta segunda-feira (1º) foi adiada, devido aos esforços estarem concentrados no atendimento as pessoas atingidas pelo evento climático deste domingo. 










Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)