Em âmbito estadual, o Vestibular de Verão da Udesc recebeu 6.153 inscrições para 901 vagas distribuídas em 49 cursos. O índice de abstenção foi de 24,49%.
![]() |
| Candidatos prestaram prova nos prédios dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinnária. (Foto: Carla Torres / Comunicação Udesc Lages) |
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, recebeu na tarde deste domingo (30) 296 candidatos para a etapa presencial do Vestibular de Verão 2026 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O comparecimento corresponde a pouco mais de três quartos dos 387 inscritos, resultando em abstenção de 23,5%. A aplicação das provas ocorreu sem intercorrências, conforme informou o supervisor local do processo seletivo, Daniel Bernardino.
Entre 15h e 19h30, os participantes responderam 50 questões objetivas das áreas de Física, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, além da redação. Mais cedo, no turno da manhã, foram avaliados conteúdos de Matemática, Biologia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, assim como Língua Estrangeira. A estrutura do exame replicou o formato adotado em todas as nove cidades catarinenses onde a Udesc realizou o concurso simultaneamente.
No campus de Lages, quatro cursos presenciais estiveram disponíveis nesta edição. Medicina Veterinária registrou a maior procura, com 35,69 candidatos por vaga, consolidando-se novamente como o curso mais concorrido da unidade. Agronomia apresentou concorrência de 10,15 candidatos por vaga, enquanto Engenharia Florestal teve 1,38 e Engenharia Ambiental e Sanitária, 1,08 candidato por vaga.
Em âmbito estadual, o Vestibular de Verão 2026 recebeu 6.153 inscrições para 901 vagas distribuídas em 49 cursos. O índice geral de abstenção foi de 24,49%, número superior ao registrado no processo seletivo do ano anterior (21,08%). Os cursos com maior disputa nesta edição foram Fisioterapia, com 49,53 candidatos por vaga; Bacharelado em Educação Física, com 26,87; e Medicina Veterinária da Udesc Lages, com 23,20 candidatos por vaga na concorrência geral.
Além da ampla concorrência, 35% das vagas são destinadas ao Programa de Ações Afirmativas, com percentuais reservados para estudantes oriundos de escolas públicas, candidatos pardos e pretos, e pessoas com deficiência. A universidade também manteve a aplicação do vestibular para pessoas em situação de privação de liberdade, procedimento que contou com 22 participantes no Complexo Penitenciário de Florianópolis.
O gabarito preliminar e os cadernos de prova foram divulgados ainda na noite deste domingo, a partir das 21h, no site oficial do Vestibular da Udesc. Recursos poderão ser apresentados até as 18h59min desta segunda-feira (1º). O gabarito definitivo e o boletim de desempenho individual serão publicados em 11 de dezembro. Paralelamente ao exame presencial, segue aberta até 12 de janeiro de 2026 a seleção por histórico escolar, modalidade gratuita de ingresso.
*Com informações da Udesc e Udesc Lages


.gif)
%20(1).gif)