Prisão ocorreu na manhã deste sábado (22).
O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde ficará instalado em uma cela de aproximadamente 12 metros quadrados, recentemente reformada. O espaço conta com paredes brancas, cama de solteiro, armários, mesa de apoio, televisão, frigobar, ar-condicionado, janela e banheiro privativo. Ele não terá contato com outros presos e poderá sair para o banho de sol em horários determinados.
Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22), por volta das 6h, em cumprimento a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A ordem de prisão preventiva foi fundamentada após informações de que o ex-presidente teria tentado violar a tornozeleira eletrônica durante a madrugada. Conforme determinação do ministro, ele foi levado à sede da PF sem algemas e sem exposição midiática.
Durante o dia, Bolsonaro passou por exames médicos e aguarda a audiência de custódia marcada para domingo (23). Na segunda-feira (24), a Primeira Turma do STF analisará, em sessão virtual extraordinária convocada pelo ministro Flávio Dino, a manutenção da prisão preventiva decretada por Moraes.
Ainda neste sábado, medicamentos utilizados pelo ex-presidente foram levados à Superintendência da PF. Segundo sua equipe jurídica, Bolsonaro apresenta quadro de saúde debilitado, com episódios diários de soluço gastroesofágico e falta de ar, além de utilizar medicações que atuam no sistema nervoso central. Equipes médicas estiveram no local, mas não concederam declarações à imprensa. A decisão do ministro Alexandre de Moraes garante atendimento médico integral ao ex-presidente.
A prisão preventiva ocorre no contexto da condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão no âmbito da ação penal referente ao Núcleo 1 da trama golpista. Ele e outros réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas. Desde 4 de agosto, o ex-presidente cumpria prisão domiciliar devido ao descumprimento de medidas cautelares impostas pelo STF, como o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, proibição de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais direta ou indiretamente.
A Superintendência da Polícia Federal em Brasília está localizada nas proximidades do Setor Hospitalar Sul, onde funciona o Hospital DF Star, unidade frequentemente utilizada por Bolsonaro para tratamentos de saúde.
*Com informações da Agência Brasil


.gif)
%20(1).gif)