Na semana passada, a Disney lançou o filme ''Tron: Ares'' nos cinemas do mundo inteiro, para que este seja o pontapé inicial de um ''comeback'' da franquia ''Tron''. Porém, a repercussão deste lançamento anda bastante negativa - tanto nas bilheterias quanto perante a crítica.
Embora ''Tron: Ares'' esteja em cartaz desde a última quinta-feira (09/10), ele só arrecadou 66 milhões de dólares, até agora. Trata-se de uma quantia que não chega perto de pagar os 180 milhões de orçamento do filme e que até mesmo ''Morbius'' (a última bomba do ator Jared Leto) havia conseguido arrecadar em menos tempo.
De acordo com o que insiders revelaram ao site Hollywood Reporter, o fracasso comercial desse 3º capítulo da franquia ''Tron'' já era esperado por vários executivos da Disney: ''muitos de nós previmos que a ideia de assistir a esse longa-metragem só iria interessar aqueles que já conheciam os dois primeiros filmes... e nós estávamos certos. O público jovem não se interessou'', disse uma fonte anônima (importante ressaltar que o primeiro filme é de 1982 e o segundo, de 2010).
Muitas pessoas acreditam que parte do ''flop'' de ''Tron: Ares'' se deve à imagem manchada de Jared Leto (ator que protagoniza o novo longa). Nos últimos anos, nove mulheres acusaram Leto de ter comportamentos sexuais extremamente inapropriados e, para piorar, algumas delas disseram que eram menores de idade, quando os supostos crimes aconteceram. Além disso, o vocalista da banda 30 Seconds to Mars anda se mostrando um ator bastante irregular: nós já vimos ele entregando atuações sensacionais em filmes como ''Réquiem para um Sonho'' (2000), ‘’Capítulo 27: O Assassinato de John Lennon” (2007), “Sr. Ninguém” (2009), “Clube de Compras Dallas'' (2013) e “Blade Runner 2049” (2017), mas também já assistimos desempenhos vexatórios dele em ''Esquadrão Suicida'' (2016), ''Casa Gucci'' (2021) e ''Morbius'' (2022). Contratá-lo é um tiro no escuro.
O desempenho de Jared Leto em ''Tron Ares'' está sendo bastante criticado - e as críticas estão vindo em dobro, pois Leto é, também, um dos maiores responsáveis pela existência do filme. Como produtor, ele ajudou muito no financiamento do longa, mas errou ao interferir demais no roteiro que Jesse Wigutow tinha em mente: de acordo com Wigutow, a ideia inicial era fazer com que ''Tron: Ares'' fosse uma sequência direta do ''Tron: O Legado'' onde Garret Hedlund (Sam Flynn) e Olivia Wilde (Quorra) retornariam aos seus respectivos papéis... porém, Leto acabou sugerindo que o longa ignorasse esses personagens do segundo filme e girasse em torno do vilão Ares (o que foi uma ideia extremamente arriscada, visto que se trata de um personagem novo).
Segundo o site Rotten Tomatoes, ''Tron: Ares'' conta com a aprovação de apenas 53% da crítica especializada mundial. Quase todos os elogios estão sendo direcionados para a excelente trilha sonora original criada pelo Nine Inch Nails (que já é forte candidata ao Oscar), mas a maioria dos espectadores ficou insatisfeita com o roteiro do filme e com a atuação de Leto.
Confira um pouco da melhor coisa presente em ''Tron Ares'' (a trilha sonora original do filme):
Embora o final de ''Tron: Ares'' deixe pontas soltas para um quarto capítulo da saga, vários insiders revelaram ao Hollywood Reporter que os executivos da Disney estão decididos a não investir mais nesse universo cinematográfico. Afinal, por mais que a franquia ''Tron'' tenha conquistado alguns fãs devotados, ela nunca foi um fenômeno de bilheteria... e, pelo que tudo indica, o fracasso do novo filme será o prego no caixão dela.