‘’Amores Materialistas’’: o novo filme com Dakota Johnson, Pedro Pascal e Chris Evans não é o que os trailers vendem

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Por Lucas Couto (@L.couto21)



(Foto: Divulgação/A24)

A complexidade das relações amorosas é um tema repleto de camadas... e a diretora/roteirista Celine Song parece estar disposta a explorar várias delas, em seus filmes: no aclamado ‘’Vidas Passadas’’ (2023) a cineasta sul-coreana abordou o trágico fato de que nem todas as paixões mútuas que duram uma vida inteira acabam sendo concretizadas. Agora, no recém-lançado ‘’Amores Materialistas’’ (longa que está em cartaz nos cinemas, desde quinta-feira), Celine promove reflexões a respeito de como as conexões interpessoais genuínas são vistas como meras transações comerciais, no mundo consumista de hoje em dia.
 

Neste novo filme, Dakota Johnson vive a protagonista Lucy – uma casamenteira profissional que já foi ‘’cupido’’ de vários relacionamentos duradouros, utilizando critérios extremamente superficiais para conseguir isso. A personagem está extremamente acostumada a enxergar o amor como um jogo de estabilidade financeira – e essa visão é consequência, não somente do trabalho dela como casamenteira, mas também de algumas experiências traumáticas que ela viveu no passado. Porém, os conceitos de Lucy entram em xeque, quando ela se vê dividida entre Harry (Pedro Pascal) e John (Chris Evans) – o primeiro é um investidor rico que quer garantir o futuro da casamenteira (mas não possui a menor química com ela), enquanto o segundo é um aspirante a ator que não tem grande perspectiva de futuro, mas faz o coração de Lucy balançar.


Entretanto, a campanha de marketing de ‘’Amores Materialistas’’ está divulgando este filme de forma um pouco polêmica: ao lançar trailers que escondem a profundidade do longa e ao criar hashtags como ‘’#TeamHarry’’ ou ‘’#TeamJohn’’, os marketeiros deram a entender que se trata de uma comédia romântica ‘’água com açúcar’’ e escapista onde um dos homens é retratado como o ‘’vilão’’ caricato da história e, o outro, como o óbvio ‘’herói’’. Porém, de acordo com Celine Song, esse clichê está bem distante da realidade deste filme: a diretora/roteirista já declarou que ‘’Amores Materialistas’’ não apresenta uma escolha óbvia para a protagonista e também não vilaniza (ou pinta como herói) qualquer um dos personagens da trama. Todos eles são devidamente humanizados e tomam atitudes realistas, com base nas suas respectivas bagagens próprias e nas circunstâncias do mundo atual.


Todas as pessoas que assistiram a ‘’Vidas Passadas’’ já esperavam que ‘’Amores Materialistas’’ teria essa pegada mais profunda e humanizada. Porém, quem decidir assistir a esse novo filme apenas por causa dos trailers, sem sequer conhecer os trabalhos anteriores de Celine, pode acabar ficando bastante surpreso ao descobrir que não se trata de uma comédia romântica bobinha – e essa surpresa pode ser positiva ou negativa, dependendo do espectador (a).
 
Algo semelhante aconteceu em 2023, quando as pessoas foram assistir ao filme ‘’Barbie’’: as campanhas de marketing da época davam muito a entender que o live-action da famosa boneca seria uma obra infantil, mas quem conhecia os trabalhos anteriores da diretora Greta Gerwig já imaginava que o longa teria algo a mais. 

Subverter as expectativas do público é sempre uma estratégia bastante arriscada para o direcionamento de uma obra artística. Porém, em certos casos, tal estratégia funciona como uma grata surpresa que nos faz agradecer por ainda existirem cineastas dispostos a fugir do ''mais do mesmo''.



''Amores Materialistas'' está sendo exibido diariamente, no Cinemark de Lages. Porém, vale lembrar que as sessões disponíveis por aqui são todas dubladas.  




A coluna de Lucas Couto no Lages Diário tem o patrocínio de:

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