Iniciativa contempla nove escolar municipais com atividades de educação maker e iniciação profissional, reforçando o compromisso com a inovação no ensino público.
04/07/2025 — 19:59
Fotos: Nilton Wolff / PML |
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançou oficialmente, nesta sexta-feira (4 de julho), o Programa Educação Municipal Conectada. A iniciativa tem como objetivo implementar atividades de educação maker e iniciação profissional no Sistema Municipal de Ensino.
O lançamento ocorreu no gabinete da prefeita Carmen Zanotto e contou com a presença do secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, representantes das entidades parceiras, lideranças regionais da FIESC e outras autoridades.
Nove escolas municipais serão beneficiadas na primeira fase
Nesta primeira etapa, nove Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) serão contempladas. O Senai atenderá os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano) nas seguintes unidades:
- Emeb Mutirão (bairro Habitação)
- Emeb Nossa Senhora dos Prazeres (bairro Santa Catarina)
- Emeb Professor Antonio Joaquim Henriques (bairro Centenário)
Nestas escolas, os estudantes terão aulas com foco em iniciação profissional nas áreas de elétrica, eletrônica e robótica, desenvolvendo competências técnicas alinhadas às demandas do mercado de trabalho e às profissões do futuro.
Já o Sesi atuará com os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nas seguintes unidades:
- Emeb Hermínio Pinheiro Junior (bairro Triângulo)
- Emeb Nossa Senhora da Penha (bairro São Miguel)
- Emeb Anjo da Guarda (bairro Sagrado Coração de Jesus)
- Emeb Professor Eduardo Pedro Amaral (bairro São Francisco)
- Emeb Índios (distrito de Índios)
- Emeb Frei Bernardino (bairro Frei Rogério)
Essas escolas terão turmas formadas conforme a escolha da direção de cada unidade, e os estudantes participarão de atividades maker com a metodologia “aprender fazendo”, incorporando fundamentos de programação e robótica educacional.
Compromisso com a inovação e a equidade educacional
Durante a cerimônia de lançamento, a prefeita Carmen Zanotto ressaltou a importância da iniciativa para a educação pública de Lages. “Estamos garantindo aos nossos estudantes oportunidades equivalentes às que os alunos da rede privada e das instituições do Sistema S já têm. Educação conectada é isso: pensar no presente com os olhos voltados para o futuro”, afirmou.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, destacou que o programa faz parte do plano de governo da atual gestão. “Já cumprimos oito dos doze compromissos assumidos com a educação municipal. O Educação Municipal Conectada é um dos pilares dessa transformação, promovendo robótica, educação maker e iniciação profissional na rede pública”, enfatizou.
Sesi e Senai fornecem estrutura e materiais
Todo o material didático, prático e uniformes necessários para a execução do programa serão disponibilizados pelas instituições parceiras. Para o vice-presidente regional da FIESC, Fabiano Ventura, a parceria reforça o compromisso da indústria com o desenvolvimento social. “É uma forma de retribuir ao município toda a receptividade que sempre tivemos aqui. As profissões do futuro já exigem familiaridade com a tecnologia, automação e inteligência artificial. Esse projeto planta essa semente desde cedo”, pontuou.
Com o Programa Educação Municipal Conectada, Lages se posiciona entre os municípios catarinenses que investem de forma estratégica na formação de crianças e adolescentes, unindo educação pública de qualidade, tecnologia e formação profissional.