Mesmo sem medalhas, equipe volta com experiência de sobra e já mira novas competições.
08/07/2025 — 09:23
![]() |
Fotos: Divulgação |
A turma do Lages Xadrez Clube/FME não teve descanso nos últimos dias e entrou firme no jogo em dois campeonatos de alto nível. De 27 de junho a 6 de julho, os representantes lageanos se dividiram entre o litoral do Paraná e o Vale do Itajaí, acumulando aprendizado, experiência e, claro, muita bagagem para os próximos desafios.
Em Caiobá (PR), sete atletas encararam o tradicional Torneio Internacional, que contou com nomes de peso do xadrez nacional e jogadores de outros 15 países. Foram quase 30 partidas disputadas ao longo de dez dias, em três ritmos diferentes: Blitz, Rápido e Clássico. O melhor desempenho ficou com Alfeu Junior Varela Bueno, que garantiu a 17ª colocação no ritmo Blitz. Além dele, Charles Gauche, Marco Cordeiro, Gustavo Warmling Kayser, Diogo Duarte, Gabriel Conte dos Santos e Moacir Andrade completaram a equipe.
Enquanto isso, em Blumenau, os jovens Miguel Batalha Ferro e Lavígnia Padilha Bitencourt vestiram a camisa de Lages na etapa estadual dos JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina), na categoria de 12 a 14 anos. Lavígnia terminou em 7º lugar e Miguel em 11º. Os dois já estão no radar da equipe que vai disputar a OLESC 2025.
Mesmo sem subir ao pódio, o técnico e Mestre Marco Cordeiro fez questão de destacar o lado positivo da maratona de partidas. “Disputar competições de alto nível melhora nossa compreensão do xadrez e nos capacita para os desafios futuros”, disse.
Dos nove atletas em ação, sete fazem parte do Programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes de Lages, o que reforça o investimento no desenvolvimento da modalidade na cidade.
E o ritmo segue acelerado: no próximo fim de semana (12 e 13 de julho), os enxadristas lageanos estarão em Timbó para o Campeonato Brasileiro Juvenil e o Aberto de Timbó. Os peões seguem em movimento!
*Com informações de Rafael Araldi, da PML