A proposta permite que crianças e adolescentes temporariamente de suas famílias por decisão judicial sejam acolhidos por famílias voluntárias, previamente selecionadas e capacitadas.
16/07/2025 — 21:22
A Câmara de Vereadores de Lages aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 41/2025, que cria o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) no município. A proposta permite que crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias por decisão judicial sejam acolhidos por famílias voluntárias, previamente selecionadas e capacitadas.
Diferente do acolhimento institucional, o serviço oferece um ambiente mais afetivo e humanizado, ajudando no desenvolvimento emocional dos acolhidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prefeita Carmen Zanotto articulou junto à Secretaria de Assistência Social e ao Judiciário para garantir a aprovação. “É uma vitória para nossas crianças e adolescentes. O acolhimento em família garante mais dignidade e amor quando eles mais precisam”, afirmou.
A iniciativa segue leis federais que priorizam o acolhimento familiar e permitem o repasse de recursos públicos às famílias acolhedoras. Para a secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória, o projeto é um passo importante: “Coloca o cuidado individual em primeiro lugar e reforça nosso compromisso com a proteção da infância.”
O serviço, que já era previsto mas estava parado, agora se torna realidade em Lages como política pública. A próxima etapa será a seleção e capacitação das famílias que vão participar do programa.
*Com informações de Samuel Gonçalves, da PML