A Olimpíada Nacional acontecerá em Brasília, de 5 a 11 de dezembro.
Por Rafael Araldi da PML
12/07/2025 — 10:47
![]() |
Fotos: Apae / Divulgação |
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lages está em destaque na 23ª Olimpíada Estadual das Apaes, que é realizada entre os dias 7 e 11 de julho, na cidade de Chapecó. Com uma delegação composta por 24 atletas e dez professores, a equipe lageana participa de modalidades como futsal, tênis de mesa, bocha paralímpica e atletismo, buscando vagas para a fase nacional do evento, que acontecerá de 5 a 11 de dezembro, em Brasília.
O grande nome da delegação até aqui, é o atleta João Paulo Ferreira de Liz, que conquistou duas medalhas de ouro no atletismo, nas provas dos 1.500m e 3.000m, assegurando sua classificação para representar Lages e Santa Catarina, na etapa nacional da competição.
Fabrício Matos, diretor geral da Apae Lages, ressaltou a importância do esporte para a instituição e para a vida dos atletas. “O esporte é muito importante para a qualidade de vida dos nossos alunos. É uma forma de inclusão deles na sociedade através do esporte. Essas competições são momentos de socialização e empoderamento”, destacou.
A Apae Lages também já mira outro grande desafio: os Parajasc (Jogos Paradesportivos de Santa Catarina), que nesta edição, serão sediados em Lages. A instituição participa desde a primeira edição e se prepara para competir em casa, com uma delegação estimada entre 20 e 25 atletas. “Ficamos felizes em poder participar dessa edição que será na nossa cidade. Já estamos treinando e nos preparando para representar bem Lages”, acrescentou Fabrício, que também destacou a parceria fundamental com o município, viabilizada através do termo de fomento assinado com a Fundação Municipal de Esportes (FME).
A participação expressiva da Apae Lages tanto na Olimpíada Estadual quanto nos Parajasc reafirma o valor do paradesporto como ferramenta de inclusão, superação e orgulho para a cidade e para todo o estado.