Dia Nacional da Mamografia: Secretaria da Saúde de Lages alerta sobre a importância da prevenção

0
O cuidado vai além das campanhas de prevenção. Se você tem de 50 a 69 anos e realizou o exame há mais de um ano, procure a unidade de saúde da sua área e fique com a saúde em dia. 

Por Silvana Mateus da PML
05/02/2025 — 12h54

Foto: Divulgação

Nesta quarta (05 de fevereiro) é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, data instituída em 2008. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do exame para a detecção precoce do câncer de mama.

No município de Lages, as interessadas em fazer o exame podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sua área. A mamografia será realizada através de convênios com clínicas particulares e o Hospital e Maternidade Tereza Ramos.

A mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada para mulheres acima dos 40 anos. O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Abaixo dos 40 anos, o exame pode ser indicado para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade. O exame não é invasivo e deve ser feito inclusive por quem tem próteses mamárias.

A Secretária da Saúde, Suzana Zen, reforça a importância da informação e da conscientização. “A procura pela mamografia vem aumentando. Antes as mulheres tinham medo de fazer o exame por falta de informação, hoje muitas delas já conhecem o procedimento. Por determinação da prefeita Carmen Zanotto, vamos intensificar as ações de cuidado à saúde das mulheres” ressalta a secretária.

Algumas recomendações para a realização da mamografia:

  • Mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame anualmente;
  • Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame a cada dois anos;
  • Mulheres com suspeita de síndromes hereditárias devem fazer o exame;
  • Mulheres com nódulos palpáveis devem fazer o exame;
  • Evitar fazer o exame antes da menstruação, quando as mamas podem estar mais sensíveis;

 




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)