Lages: Rio Carahá chega a 6,56m às 20h deste sábado (18)

0
Bairros Caça e Tiro, Habitação e Universitário tem várias casas atingidas pelas águas depois do transbordamento do rio. 

18/11/2023 — 21h00

Ponte sobre o Rio Carahá na altura do bairro Caça e Tiro. (Foto: Maurício Santos / Portal Diversa)

O rio Carahá que corta a cidade de Lages, na Serra Catarinense, transbordou ao longo deste sábado (18) provocando alagamentos e atingindo diversas casas, principalmente nos bairros Universitário, Habitação e Caça e Tiro, até o momento, três dos mais afetados pelas fortes chuvas que caíram praticamente de forma ininterrupta desde a última quinta-feira (16). A estação meteorológica localizada na ponte do bairro Caça e Tiro, apontava que às 20h deste sábado (18), o nível do rio estava em 6,56 metros, mas estável com a mesma marca registrada nas medições às 17h, 18h e 19h.  


Em relatório divulgado às 12h pela Defesa Civil, foi registrado um acumulado de 71 milímetros entre 04h30 da madrugada de sexta-feira (17) até o mesmo horário deste sábado, com isso, várias ruas e casas próximas ao rio Carahá nos bairros Universitário, Habitação e Caça e Tiro acabaram ficando alagadas. Algumas pessoas precisaram ser resgatadas de barco porque estavam ilhadas. 

O relatório apontava que haviam sido feitos 98 atendimentos à população atingida em decorrência de algum evento relacionado à chuva, como alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de muro, quedas de árvores, casas em situação de risco, entre outras situações adversas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os bairros que registraram alguma ocorrência foram: Dom Daniel, Gethal, Guarujá, Habitação, Ponte Grande, Sagrado Coração de Jesus, Universitário, Vila Maria, Vila Nova, Santo Antônio, Ferrovia, Centro, Passo Fundo, São Sebastião, Tributo, Jardim Celina, Pró-Morar, São Luiz e o Loteamento Gralha Azul, afetando aproximadamente 232 pessoas. 

Abrigo

Ainda na sexta-feira (17), a Prefeitura de Lages ativou o abrigo do Centro Pop onde recebeu nove pessoas que acabaram ficando desalojadas, destas, duas permanecem no local. Outras 58 pessoas foram levadas a casa de parentes e oito animais de estimação foram resgatados, informa o relatório. 

Morador com água na altura do peito no bairro Habitação, em Lages. (Foto: Maurício Santos / Portal Diversa)

Interdições

A Defesa Civil realizou a interdição de quatro residências que ofereciam riscos aos seus moradores. Uma delas no bairro Santo Antônio, na zona Sul, devido a um deslizamento de terra e queda de muro que atingiu parte da residência. Outras duas localizadas no bairro Guarujá, na região Leste, foram parcialmente interditadas, uma por movimento de massa do córrego e outra por comprometer a estrutura. Outra casa no Santa Helena, também no Sul da cidade, teve parte de sua estrutura comprometida devido ao movimento do solo. 

Além das casas, diversas ruas próximas ao rio Carahá, além da própria avenida Belizário Ramos que margeia o rio está com pontos de interdições por conta de água na pista. Todas nos bairros Habitação, Universitário e Caça e Tiro. Já no bairro Ferrovia, a avenida Marechal Castelo Branco também está interditada na altura da ponte sobre o rio Ponte Grande, que também transbordou nesta região.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)