Apagão deixa 25 estados e o DF sem energia nesta terça-feira (15)

0
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia, uma falha atingiu o sistema às 08h31, porém, a causa do incidente não foi informado. 

15/08/2023 — 11h12

Foto: Pixabay / Divulgação

Um apagão de energia afetou o Distrito Federal e ao menos 25 estados do país, entre eles, Santa Catarina, na manhã desta terça-feira (15) após uma falha atingir o sistema. 

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia confirmaram a falha que ocorreu às 08h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente. 

Este apagão afetou serviços públicos em diversas cidades brasileiras, especialmente em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. O metrô de BH, Salvador e São Paulo foram impactados. 

Semáforos desligados causaram transtornos em cidades como Belém, no Pará, e Fortaleza, no Ceará, entre outras cidades do país. 

Apagão em Santa Catarina

No estado, a região mais afetada foi a Norte, sendo a cidade de Joinville a mais prejudicada com mais de 65 mil unidades sem energia. Em seguida aparecem as cidades de Garuva e Irineópolis, totalizando as duas com mais 7 mil unidades sem energia. 

Outras cidades como Blumenau, Rio do Sul, Atalanta, Massaranduba, entre outras da região do Vale do Itajaí também foram afetadas. Por volta das 08h50, Rio do Sul apresentava 90% da cidade sem energia. Em todas as cidades, a situação já está normalizada, informou a Celesc. 

"Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc. O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC", afirmou em nota. 

Causas estão sendo apuradas 

O Operador Nacional do Sistema (ONS), em nota, disse que uma ocorrência às 08h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. 

"As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 09h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]", informou o órgão. 

Porém, além dos estados das três regiões citadas pelo ONS, há relatos de falta de energia em estados do Sul e do Centro-Oeste, como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 

Sala de crise é criada

O Ministério de Minas e Energia, através do ministro Alexandre Silveira, afirmou ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente. 

Operadoras de telefonia apresentam instabilidades

Os clientes das três maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil, TIM, Claro e Vivo, relataram dificuldades para usar os serviços móveis das operadoras na manhã desta terça-feira (15). A instabilidade foi registrada durante o apagão nacional que afetou todos os estados do país, exceto Roraima. 

A Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras de telecomunicações, afirmou que as falhas no fornecimento de energia elétrica podem impactar os serviços das operadoras em algumas regiões do país. 

Até às 09h40, segundo o Downdetector, a TIM era quem apresentava o maior número de reclamações, com mais de 400 alertas. Na sequência vem relatos de reclamações da Vivo com 76 alertas e a Claro com 62 notificações. 

O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)