Agropecuarista e político morreu na tarde desta quarta-feira (31) vítima de um acidente envolvendo uma colheitadeira no interior de Lages.
31/05/2023 — 20h15
A Prefeitura de Lages, através do prefeito em exercício Juliano Polese (Progressistas) decretou na noite desta quarta-feira (31), luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário, ex-vereador e secretário da Agricultura e Pesca de Lages, Osvaldo Uncini, ocorrido na tarde desta quarta em uma de suas propriedades rurais no interior da cidade.
"Só nos resta pedir a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos, que se encontram acometidos pela triste perda, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade", declarou Polese.
Trajetória
Osvaldo Uncini nasceu em 8 de janeiro de 1945 em Passo Fundo, no Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Filho de agricultores, veio para Lages aos 17 anos, sendo pioneiro no agronegócio regional e ingressando na política nos anos 1980, como membro do Partido da Frente Liberal (PFL).
Foi eleito vereador para a 11ª Legislatura (1989 a 1992), 12ª Legislatura (1993-1996) e Presidente da Câmara de Lages, entre janeiro e agosto de 1995. Também foi presidente da Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan), da qual foi um dos criadores, além de secretário de Desenvolvimento Regional (antiga SDR, em Lages), e encerrou na vida pública como secretário de Agricultura e Pesca de Lages, no primeiro mandato de Antonio Ceron (PSD), entre 2017 e 2020, quando deixou o cargo para voltar a se dedicar as suas atividades no agronegócio e produção de grãos.
Acidente
Ainda não se sabe muitos detalhes sobre o acidente que o vitimou fatalmente, mas informações preliminares dão conta de que ele teria sido atingido pela colheitadeira que realizava os trabalhos em uma de suas propriedades, esta localizada no Salto Caveiras, no interior de Lages.
O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão.