Antonio Ceron (PSD) foi preso no dia 2 de fevereiro durante a 2ª fase da Operação Mensageiro que investiga suspeita de fraude em licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Por Diversa Online
13/02/2023 — 23h02
![]() |
Foto: Divulgação / Câmara de Lages |
A maioria dos vereadores da Câmara de Lages, na Serra Catarinense, rejeitaram na noite desta segunda-feira (13), o pedido de abertura de processo de impeachment, de autoria do vereador Jair Junior (Podemos) contra o prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD) preso desde o último dia 2 de fevereiro durante a 2ª fase da Operação Mensageiro do GAECO e GAEC, que investiga suspeita de fraude em licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Para ser aprovada, a denúncia teria que ter maioria simples da Câmara. Contudo, dos 15 vereadores aptos a votar, nove votaram pela rejeição. Não podiam votar o presidente da Câmara, Aldori Freitas (MDB) assim como também o vereador denunciante, no caso Jair Junior, que foi substituído pelo suplente do Podemos, Nixon Oliveira.
Votação nominal foi rejeitada
Antes da votação, os vereadores de oposição solicitaram que a votação ocorresse de forma nominal — quando os vereadores registram individualmente seus votos. O pedido foi colocado em votação do plenário e a maioria dos parlamentares também votou contra.
Ao anunciar o resultado da votação da abertura do processo de impeachment, o vereador Aldori Freitas (MDB) anunciou que o pedido havia sido "rejeitado por nove votos".
Durante sua fala, o vereador denunciante Jair Júnior (Podemos) mostrou descontentamento com a postura do presidente da Câmara, Aldori Freitinhas (MDB) por não ter instruído a votação através da manifestação nominal de cada votante.
Como foi a votação da abertura do pedido de impeachment:
- Agnelo Miranda (PSD): Contra o impeachment;
- Aldori Freitas (MDB): Não votou por ser o presidente da Câmara;
- Bruno Hartmann (Podemos): A favor do impeachment;
- Elaine de Moraes (Cidadania): A favor do impeachment;
- Enio do Vime (PSD): Contra o impeachment
- Gerson dos Santos (PSD): Contra o impeachment;
- Heron de Souza (PSD): Contra o impeachment;
- Jair Junior (Podemos): não votou por ser o denunciante;
- José Osni "Tio Zé" (Podemos): Contra o impeachment;
- Nei Casa Nossa (Republicanos): A favor do impeachment;
- Nixon Oliveira (Podemos): A favor do impeachment;
- Katsumi Yamagushi (Progressistas): Contra o impeachment;
- Leandro do Amendoim (PL): A favor do impeachment;
- Ozair Polaco (PSD): Contra o impeachment;
- Roberto Roque (União Brasil): Contra o impeachment;
- Silvia Oliveira (Progressistas): Contra o impeachment;
- Suzana Duarte (Cidadania): A favor do impeachment.
O Diversa Online está no Facebook, Twitter, Instagram e no Whatsapp, você recebe as notícias publicadas aqui em primeira mão. Acesse aqui para participar do nosso grupo.