Recanto do Pinhão tem participação de associações de artesãos e escritores lageanos

0
Dentre as principais atrações do evento, na Praça João Costa, estão as mostras de livros e artesanato típico da Serra. 

Por Iran Rosa de Moraes da Ascom PML
08/06/2022 — 09h05

Foto: Ary Barbosa / Prefeitura de Lages

LAGES — Três boxes do Recanto do Pinhão Aracy Paim, neste ano de 2022, estão reservados para a Casa do Artesão, Associação Tramatusa e Associação Lageana dos Escritores (ALE). São três boxes integrados, instalados próximo do Palco do Recanto.

Ali estão à venda artesanato típico da Serra Catarinense e obras dos escritores lageanos, com ênfase para treze obras lançadas recentemente pela ALE, produzidas durante a pandemia.

No boxe da Associação Tramatusa são encontradas peças produzidas por 23 artesãs associadas, enquanto que na Casa do Artesão o estoque inicial colocado à venda são vinte peças de cada uma das 22 artesãs participantes da mostra. 

A Casa do Artesão é a primeira vez que participa do Recanto do Pinhão, informa a instrutora e artesã Vera Corso. Ela e outra colega atuam na sede da Casa do Artesão, situada no pátio da Fundação Cultural de Lages (FCL). “Neste boxe do Recanto, a Casa do Artesão está administrando a mostra de artesanato reunindo trabalhos individuais das 22 associadas. Já na nossa sede, junto à FCL, eu sou uma das responsáveis pelos cursos de artesanato promovidos e organizados pela Fundação Cultural”, explica Vera. 

O artesanato da Tramatusa é original e único de Lages, segundo explicaram as irmãs Rita e Neusa que cuidam do boxe instalado no Recanto. “O material utilizado para o nosso artesanato é a fita “Tusa”, utilizada na indústria de papel. Fita que corta o papel nas bubinas, durante o processo de industrialização. Essa fita é reaproveitada por nós para a confecção das peças artesanais”, fala Rita.

Essa fita de celulose, uma vez descartada, no processo de pós industrialização, transforma-se nas mãos das artesãs em peças que podem ser consideradas “artesanato sustentável”, ou seja, uma forma de compensação dos impactos ambientais, assim como a valorização da celulose enquanto “matéria-prima” da indústria papeleira. A trama produzida a partir da “Tusa”, isto é a Tramatusa, marca da associação de artesãs.

O artesanato, assim como as obras literárias, estrão expostas, à venda, nos boxes do Recanto do Pinhão até o dia 19 de junho, no Centro de Lages. 

Confira a programação do Recanto do Pinhão para esta quarta-feira, dia 8 de junho:

Quarta 8/6

10h

Fundação Cultural/Escola de Artes

 

14h

Fundação Cultural/Escola de Artes

 

15h

Otávio Amorim e Os Reis da Tradição

 

16h

Helcion e Alex

 

17h

Gaitaço Campeiro

18h

Bruno Valdéras e Banda 

19h30

Elói Dartora e os Ponchianos




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)