O evento ocorre na praça Joca Neves, das 13h às 19h com mais de 60 bancas e também um festival de artes com exposição fotográfica, artes plásticas, literatura, música e teatro.
Do ld*
Feirinha de Artes e Artesanato da praça Joca Neves terá sua última edição de 2021 neste domingo (12). (Fotos: Divulgação) |
LAGES — A Feirinha de Artes e Artesanatos da praça Joca Neves terá sua última
edição de 2021 no dia 12 de dezembro, domingo,
das 13h às 19h com a realização de um verdadeiro festival de artes, com
uma programação que conta com exposição fotográfica, desenhos, pinturas, varal
literário, apresentações de música e
teatro.
A Feirinha de Artes e Artesanatos
da praça Joca Neves vem despontado, após o seu retorno, como uma das maiores
Feira de Artesanatos do estado e também um importante espaço de exposição para
as artes produzidas na região na qual se destaca a diversidade e a qualidade.
A edição do dia 12 de dezembro
contará com mais de 60 bancas de artesanato produzido em Lages e região. Dentre os artesanatos comercializados teremos
peças de pachwork, couro, biscuit, quadros, molduras, camisetas em serigrafia,
bordados, peças feitas em tear, costura criativa, saboaria, laçaria, esculturas,
pinturas, mandalas, móveis em madeira de demolição, resina dentre tantos outros. Teremos tbm bolos, bolachas, licores, pães e geléias artesanais, uma grande variedade de suculentas, flores e folhagens e uma vila de
brechós.
Quanto a programação artística,
teremos a apresentação de teatro de bonecos com o Teatro Circula-Dô com o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho”, uma programação
musical com o rapper Nomgy com a
participação do rapper Fontoura e sua produção autoral, a apresentação da
cantora Afro Lunna de R&B e pop com músicas autorais e covers, do dançarino
de freestyle/hip hop, Young. Para fechar a
programação, o músico Vinícius
Porto ( Orquidea Negra, Omega Trio) com seu projeto solo “Vinícius Porto canta
Zé Ramalho” tendo a participação
especial de Nelo Casagrande.
Quanto ao espaço de exposição,
teremos a exposição Fotográfica “Garimpar te” da fotógrafa e artista visual
Vitória Fernandes e da produtora cultural Morgana de Oliveira, tbm teremos no
espaço de exposição, o varal de artes plásticas e literatura com a participação de artistas plásticos como
Mayara Heindrich, Scappo, Ani Mota, Yasmin Silva e na Literatura escritoras e
poetas como a Luisa Farias, Rafaela Souza dentre outros.
Teremos uma grande ação em
parceira com a ALPA e a ADOTE Lages e outros cuidadores independentes com a
Feira de adoção de cães e gatos.
A Feirinha cumprirá com os
protocolos de obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização das mãos com
álcool e distanciamento para prevenção ao Covid 19
A Feirinha de Artes e Artesanatos
é uma promoção independente com a produção cultural da Associação de Arte e Cultura Circula-Dô.
Acompanhe a
Feirinha de Artes e Artesanatos pelo
Facebook: Feirinha de Artes e Artesanatos e pelo Instagram @feirinhadeartee artesanatos.
Maiores informações com o Marcio 49 99198 1831
Teatro
- Chapeuzinho Vermelho
"Chapeuzinho Vermelho" - Teatro de Bonecos, faz parte do repertório do Teatro Circula Dô. Este espetáculo representa o clássico conto de Perrault com a utilização de várias técnicas de teatro de animação e apresentado de forma bem musical. O espetáculo foi criado há mais de 30 anos pelos mestres bonequeiros Adeodato Rohden - in memoriam / Lages/SC, e Manoel Kobachutk / Curitiba/PR. A Feirinha de Artes e Artesanato em parceria com o Teatro Circula Dô estarão promovendo o #passandoochapéu com o Chapeuzinho Vermelho em prol da campanha para arrecadação de recursos para o tratamento de saúde da atriz Maria Fernandes que se encontra com problemas na coluna e está inviabilizada de trabalhar durante o tempo de seis meses na qual passa por tratamento. Maria Fernandes é atriz, bonequeira, artesã, escritora e produtora cultural há mais de 30 anos em Lages e foi presença constante com apresentações de seus espetáculos e exposição de sua banca de artesanatos do @ateliebururu nesse 05 anos de Feirinha.
Música
- Nomgy - Rapper
NOMGY, 20 anos, 6 anos fazendo rap, procura manter a autenticidade nas rimas, batidas Boom Bap contendo rimas que vão de metáforas e analogias até as mais simples palavras na tentativa de olhar o enredo por outro ângulo, artístico e musicalizado.
Na busca pela expansão da cultura hip-hop, compõe suas músicas, desenvolve seus freestyles em eventos de rua e rodas de rima no geral, nos palcos ou esquinas. É isso aí, venha para praça para conhecer esse rapper lageano e vamos fazer barulho!
- Lunna - Pocket Show
LUNNA é cantora e compositora, amante do R&B/Pop, conhecida por suas lutas políticas em defesa da população preta e trans, faz da música sua expressão. De origem evangélica, começou na música ainda criança, onde teve seu primeiro contato com o canto. Participou de bandas evangélicas no interior do Maranhão, seu estado natal.
Nordestina, Trans e Preta, LUNNA transforma isso em musicalidade, através de sua voz, sua performance, seu corpo.
Em Lages, LUNNA atuou como coordenadora do Coletivo Bapho (coletivo LGBTQIA+ da Rede de Desenvolvimento Comunitário Casa de Gente), que em 2019 realizou a primeira Feira Cultural da Diversidade de Lages/SC).
- Vinícius Porto canta Zé Ramalho
Encerrando nossa programação do dia 12 de dezembro temos Vinícius Porto canta Zé Ramalho para fecharmos bem a última Feirinha de 2021.
Todo mundo conhece o Vina do Orquídea Negra, do Ômega Trio, agora então, saiba um pouco mais do Vinícius em seu projeto Solo.
Vinícius Morales Porto trabalha com música há mais de 30 anos e devido as boas influências em casa, ouvindo muito Rock Progressivo, como Rush, Jethro Tull, Yes, Pink Floyd, Supertramp... se interessou pelo violão aos 11 anos de idade, iniciando os estudos de música clássica no Conservatório Federal de Pelotas.
Em Lages, no ano de 1988, tocava na invernada artística do CTG Barbicacho Colorado, quando ingressou na Banda Orquídea Negra, na qual gravou o primeiro disco de vinil de Heavy Metal de Santa Catarina em 1991 (Who's Dead?), bem como os outros quatro trabalhos autorais da banda, ficando assim conhecido no cenário musical.
Participou de gravações nos discos de Beto Mondadori, Daniel Lucena, Sapecada da Canção Nativa. Atua atualmente em projetos com Marcelo Menegotto e Gabriel Giotti (Banda Motorserra), Antônio Lugon (Banda Liga e Chevette Original), com destaque para o Omega Trio, que juntamente com Pablo Borba e Jackson Castilho já possuem anos de estrada tocando em eventos e casas noturnas. Foi no Omega Trio que Vinícius começou a cantar algumas músicas de Zé Ramalho. A Feirinha de Artesanato da Joca Neves será sua primeira apresentação solo.
Fotografia
- Exposição Fotográfica Garimpar te
Garimpar-te é uma exposição fotográfica, fruto de um projeto desenvolvido pela artista visual, Vitória Fernandes e pela designer, Morgana Oliveira. Pretende formar um panorama das trabalhadoras e trabalhadores do mercado da Moda na cidade de Lages, em toda sua diversidade — desde o artesanato à indústria — por meio do registro das pessoas em seus espaços de trabalho.
O projeto se sustenta sobre dois pilares: da afetividade e do âmbito político do ato de se vestir e de produzir moda. A busca tem um ponto de partida subjetivo: a vivência da artista visual Vitória Fernandes, que nascida em berço de artistas lageanos, desenvolveu sua sensibilidade artística e sua produção aproximando-se dos saberes e fazeres das mulheres da sua família.
Junto à exposição fotográfica, haverá o lançamento o site do projeto (garimparte.com.br) e a exposição das peças das personagens fotografadas, as quais irão, posteriormente, à leilão. As ações podem ser acompanhadas no Instagram do projeto: @projeto.garimparte.
Este projeto foi selecionado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura — Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
*Com informações de Márcio Machado Rosa