Cine Sertões encerra programação presencial, mas segue com mostra online até janeiro

0
Produções com temática sertaneja são o foco do festival de cinema. 

Por Núbia Garcia da Assessoria da Matakiterani

Fotos: Gustavo Mezetti e Thiago Arit / Divulgação

A etapa presencial da quarta edição do Cine Sertões chegou ao fim neste mês de dezembro, levando cinema para cerca de 400 pessoas. Com sessões previstas para acontecer no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Centro Comunitário do Bairro São Pedro, a mostra contou com uma exibição extra, realizada na Escola de Educação Básica Francisco Manfroi.

O festival exibiu filmes de curta e média-metragem que abordam diferentes perspectivas sobre os sertões brasileiros, reunindo produções independentes locais e nacionais. As exibições presenciais incluíram acessibilidade em pelo menos uma das obras apresentadas a cada sessão (libras ou legendas), distribuição de pipoca e refrigerante para os participantes, além de rodas de conversa. 


“As pessoas interagiam com o coração, se emocionavam ao assistir documentários feitos em Lages e reconhecer os entrevistados. Em uma das sessões um dos convidados relatou ter conhecido boa parte das pessoas que aparecem em ‘Vida Laboriada’, gravado nos anos de 1990 aqui na cidade. Outros demonstraram curiosidade para saber o que acontecia com os personagens pra além das histórias que apareciam na tela”, comenta o produtor cultural e facilitador das exibições, Adilson Freitas.

A mostra online ficará disponível até janeiro de 2026 pelo hotsite https://matakiterani.org/cinesertoes, com acesso livre.

Criado em 2021, o Cine Sertões nasceu como alternativa de circulação audiovisual no pós-pandemia, priorizando obras que tratam de identidade cultural, memória, religiosidade popular e realidades sociais dos sertões.

O projeto é realizado pela Maximus Produção Cultural, com recursos do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Fundação Cultural de Lages, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Serviço 

Mostra online
Disponível até janeiro de 2026
Site: https://matakiterani.org/cinesertoes/ 









Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)