Com enredo literário, Protegidos de São Carlos conquista o título do Carnaval de Lages 2026

0
A disputa foi acirrada e a Protegidos foi campeã pela diferença de apenas 1,1 ponto sobre a Acadêmicos da Brusque, que terminou como vice-campeã. 


Fotos: Fábio Pavan / PML

A Protegidos de São Carlos é a campeã do Carnaval 2026 em Lages, na Serra Catarinense. A escola que trouxe o enredo "Nas páginas da Protegidos: Era uma vez... a magia da leitura" conquistou jurados e levou o título máximo da folia lageana após uma apuração acirrada realizada na tarde desta segunda-feira (9) no ginásio Ivo Silveira. 

A escola que tem sua sede no bairro Habitação somou ao final da apuração um total de 267,70 pontos ficando apenas 1,1 ponto acima da segunda colocada, a Acadêmicos da Brusque, que somou 266,60 pontos. A Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca), fechou o pódio com 264,40.

A apuração marcou o encerramento oficial do Carnaval 2026 na cidade e reuniu representantes das escolas, autoridades e a comunidade carnavalesca. As notas foram dadas pelos jurados Laura Haddad, Ane Adade e Guilherme Botelho da Silveira, que avaliaram os quesitos de como comissão de frente, samba-enredo, bateria, evolução, fantasias e alegorias.

Essa foi a retomada do modelo competitivo do Carnaval de Rua em Lages, algo que não ocorria há mais de duas décadas. 

Arte: Lages Diário

Enredo transformou a leitura em samba

O grande diferencial da campeã foi o enredo “Nas páginas da Protegidos: Era uma vez… a magia da leitura”. A escola levou para a avenida uma verdadeira viagem pelo universo da literatura infantil, com personagens clássicos, contos de fadas, referências à literatura brasileira e até uma reflexão sobre os desafios da leitura em tempos digitais.

Fantasia, crítica social e emoção caminharam juntas, arrancando aplausos do público e garantindo notas altas em praticamente todos os quesitos.

Além das escolas, os blocos carnavalescos também foram homenageados com troféus pelos desfiles que ajudaram a colorir e animar a cidade.

O Carnaval de Rua 2026 foi realizado pela Liga das Escolas de Samba de Lages, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e da Prefeitura de Lages, via Fundação Cultural de Lages. 




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)