Depois de ver o enorme sucesso de ''Pantera Negra'' (2018), o ator Mahershala Ali tomou a iniciativa de ligar para Kevin Feige (Presidente da Marvel Studios) com o intuito de sugerir um filme do Blade (herói negro que já havia sido interpretado por Wesley Snipes, em filmes antigos, mas que nunca havia aparecido no Universo Cinematográfico da Marvel). Nessa ligação que aconteceu no início de 2019, Mahershala se ofereceu para ser o novo intérprete do personagem — e, como ele é um dos melhores atores do mundo, é claro que Feige aceitou a proposta.
O anúncio público da contratação de Mahershala aconteceu em julho de 2019, durante a Comic-Con, de San Diego (EUA). Os fãs foram à loucura e o ator estava bastante animado, mas, naquele dia, já houve um pequeno sinal de que ele havia embarcado em uma ''furada'': nenhuma data de estreia foi revelada ao público, pois a Marvel Studios ainda não havia contratado diretor ou roteirista algum para o filme.
Mahershala Ali, no dia em que ele foi anunciado como o Blade do Universo Marvel (Foto: Gage Skidmore)
Somente em meados de 2021, Bassam Tariq (de ''Mogul Mowgli'') foi anunciado como o diretor de ''Blade''. Nesse mesmo ano, a voz do personagem vivido por Mahershala Ali foi ouvida na cena pós-créditos de ''Os Eternos'' —o que deu a entender que o caçador de vampiros seria introduzido ao UCM logo.
Tariq chegou a declarar que o filme seria lançado no dia 3 de novembro de 2023, mas, em setembro de 2022, o diretor acabou se desligando do projeto, devido a ''mudanças contínuas no cronograma da produção''. Com isso, a data de lançamento do longa passou a ficar em aberto, mas, em novembro de 2022, a Marvel anunciou que Yann Demange (do piloto de ''Lovecraft Country'') seria o novo diretor do filme.
Ao longo de 2023, o elenco de apoio de ''Blade'' ganhou forma, com os anúncios de que Mia Goth (''Pearl''), Aaron Pierre (''Mufasa: O Rei Leão'') e Delroy Lindo (''Destacamento Blood'') também participariam do longa. Parecia que o projeto estava, finalmente, indo para algum lugar, mas, em julho de 2024, veio mais um balde de água fria: Yann Demange acabou deixando a produção, após desavenças com Mahershala Ali e com executivos da Marvel (segundo fontes envolvidas no set, Demange era uma pessoa muito difícil de se trabalhar junto).
Para substituir Yann Demange na direção de “Blade”, a Marvel chegou a cogitar diretores como Ryan Coogler (“Pecadores”/“Pantera Negra”), Jordan Peele (“Corra”) e Jeymes Samuel (“Vingança e Castigo”), mas nenhum deles aceitou o convite de Kevin Feige.
Entre 2021 e 2024, diversos roteiros diferentes foram entregues para a produção de ''Blade'' - inclusive roteiros de artistas renomados como Michael Starburry (''Olhos que Condenam''), Nic Pizzolatto (''True Detective'') e Michael Green (''Logan''). Porém, nenhum deles foi consenso perante os diretores e os executivos da Marvel Studios.
Além dos artistas já citados, “Blade” também envolveria outros dois talentos famosos: a trilha sonora seria feita pelo músico Flying Lotus e os figurinos ficariam à cargo de Ruth E. Carter (que, anteriormente, chegou a vencer Óscares, pelos incríveis figurinos de “Pantera Negra” 1 e 2). Entretanto, com os inúmeros adiamentos que aconteceram na produção de “Blade”, a trilha de Flying Lotus nem começou a ser composta e os figurinos que Ruth havia criado para “Blade” acabaram sendo vendidos para a produção do filme ''Pecadores'' (2024).
Em janeiro de 2026, então, veio a notícia que muitos já esperavam: o lançamento de ''Blade'' foi CANCELADO do calendário da Marvel Studios. Segundo o jornalista Jeff Sneider, o caçador de vampiros ainda irá participar do Universo Cinematográfico da Marvel, mas a aparição dele acontecerá em um filme da equipe ''Filhos da Meia-Noite''.
No filme ''Deadpool & Wolverine'' (2025), o antigo Blade de Wesley Snipes fez uma pequena aparição que previu o futuro (Foto: Reprodução/Marvel Studios)
Esses anos de pura perda de tempo prejudicaram bastante a carreira de Mahershala Ali: como o ator achava que as gravações de ''Blade'' não iriam demorar para começar, ele recusou várias ofertas de papéis grandes — a mais significativa delas foi quando Matt Reeves ofereceu-lhe o papel de Comissário Gordon, na trilogia ''The Batman'' (2022-Presente), e o trabalho acabou indo para Jeffrey Wright.
Mahershala acreditava que “Blade” poderia causar um impacto semelhante ao de “Pantera Negra” e estava extremamente comprometido com a produção deste filme. Por esse motivo, a carreira dele, nos últimos cinco anos, foi bem aquém do que poderia ter sido: de 2021 pra cá, Mahershala teve participação grande apenas nos filmes “O Canto do Cisne'', ''O Mundo Depois de Nós'' e ''Jurassic World Recomeço'' — a maior parte dos seus créditos recentes são desempenhando papéis pequenos, como dublador, em ''Invencível'', ''Os Eternos'' e ''Homem Aranha Além do Aranhaverso''.
Antes de ''Blade'' roubar anos da carreira de Mahershala, o ator muçulmano estava emendando papéis de destaque em obras como ''Moonlight: Sob a Luz do Luar'' (2016), ''Green Book: O Guia'' (2018) e ''True Detective'' (2019) — ele chegou a vencer dois Óscares de ''Melhor Ator Coadjuvante'', durante esse período.
Porém, agora que Mahershala Ali está livre desse ''vai ou não vai?'' da Marvel, não há dúvidas de que, nos próximos anos, nós finalmente voltaremos a ver ele se destacando bastante em Hollywood — afinal, um ator talentosíssimo como Mahershala realmente merece recuperar o tempo perdido.
