Ao todo, 13 bairros foram afetados, mas a região mais afetada foi a central, inclusive com danos em prédios públicos, o que ocasionou a suspensão temporária de alguns serviços.
A Prefeitura de Lages divulgou, na manhã desta segunda-feira (1º), um relatório parcial sobre os impactos da forte tempestade que atingiu o município no fim da tarde de ontem, domingo (30). O levantamento, elaborado pela Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), aponta que o evento climático provocou danos significativos em diversas regiões da cidade, resultando em mais de 60 ocorrências atendidas pelas equipes de emergência.
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), a tempestade convectiva foi acompanhada por rajadas de vento que alcançaram 53,64 km/h, com o pico registrado às 18h35. Ao todo, 13 bairros foram afetados, entre eles São Francisco, Centro, Brusque, Coral, Copacabana, Sagrado Coração de Jesus, Morro do Posto, Santa Catarina, São Cristóvão, Santa Helena, Gralha Azul, Frei Rogério e Universitário.
Segundo o primeiro balanço, houve registro de 11 quedas de árvores, 46 destelhamentos, além de uma queda de muro e duas avarias estruturais em edificações. Algumas residências sofreram alagamentos e foram atingidas por enxurradas. Prédios públicos, sobretudo ligados à Secretaria da Saúde, também tiveram suas atividades impactadas em função dos danos causados.
Diante dos estragos, a administração municipal também informou o adiamento da ação especial prevista para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que seria realizada pela Vigilância Epidemiológica entre a meia-noite de domingo (30) e a meia-noite desta segunda-feira (1º). Danos estruturais no prédio impedem o funcionamento normal do serviço, e uma nova data será anunciada assim que houver condições seguras.
A Prefeitura reforça que, em casos de urgência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos telefones (49) 3019-07477, 3019-7479 ou (49) 99836-1702.


.gif)


%20(1).gif)