O material reforça a cooperação técnica estabelecida entre as instituições e representa um importante passo na qualificação das políticas de gestão territorial.
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento Urbano (Seplam), passou a contar com um conjunto ampliado e atualizado de bases cartográficas fornecidas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por intermédio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV). O material reforça a cooperação técnica estabelecida entre as instituições e representa um importante passo na qualificação das políticas de gestão territorial.
A nova remessa inclui ortoimagens em alta resolução, capazes de detalhar com precisão a configuração da área urbana; o Modelo Digital do Terreno (MDT), que retrata o relevo sem interferências de edificações ou vegetação; e o Modelo Digital de Superfície (MDS), com dados sobre a altura de construções e demais estruturas. Soma-se a esses conteúdos o levantamento LiDAR, tecnologia de varredura a laser que produz nuvens de pontos extremamente precisas, permitindo análises avançadas do território.
Segundo a Seplam, o material entregue fornecerá subsídios essenciais para uma série de frentes do planejamento municipal. Entre elas, o acompanhamento mais rigoroso de obras públicas, o aprimoramento dos estudos de mobilidade e dos projetos viários, a ampliação da qualidade das análises ambientais e o mapeamento mais seguro de áreas de risco. Processos de georreferenciamento e regularização fundiária também deverão se beneficiar do incremento na precisão dos dados.
A continuidade da parceria entre a Prefeitura e a Udesc reforça o compromisso do município com soluções inovadoras e com a adoção de tecnologias de ponta. Com os novos recursos, Lages avança rumo a uma gestão urbana mais organizada, precisa e preparada para enfrentar os desafios do desenvolvimento futuro.
*Com informações de Samuel Gonçalves, da PML


.gif)
%20(1).gif)