A campanha segue até o mês de dezembro e busca aumentar a cobertura vacinal, prevenindo doenças graves como câncer do colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta.
08/09/2025 — 12:54
![]() |
| Foto: Divulgação / Ilustrativa |
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está ampliando a estratégia de imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV), com foco em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam nenhuma dose da vacina na faixa etária recomendada. A campanha segue até dezembro e busca aumentar a cobertura vacinal, prevenindo doenças graves como câncer de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta.
Embora a vacina contra o HPV seja aplicada rotineiramente em dose única para meninos e meninas de 9 a 14 anos, a iniciativa oferece uma nova oportunidade para aqueles que perderam o período inicial de imunização. O imunizante está disponível de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacinação, no Centro de Referência Especializado em Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça), no Hospital e Maternidade Tereza Ramos e na Central de Imunização.
Segundo dados nacionais, o Brasil é referência mundial na prevenção do HPV: em 2024, 82% das meninas e 67% dos meninos de 9 a 14 anos receberam a vacina, índices superiores à média global.
Com a mudança no esquema vacinal, atualmente composto por dose única, a adesão torna-se mais simples e eficaz, assegurando proteção contra os tipos mais comuns do vírus. A Secretaria de Saúde orienta que jovens de 15 a 19 anos que ainda não tenham recebido a imunização procurem a UBS mais próxima.
Locais de vacinação em Lages: UBSs Centenário, Coral, Guarujá, Habitação, Penha, Petrópolis, Promorar, Santa Catarina, Santa Helena, São Carlos, São Cristóvão, São Miguel, Universitário, Vila Mariza, além do Cresça, Hospital e Maternidade Tereza Ramos e a Central de Imunização.
*Com informações de Silvana Mateus, da PML


.gif)