Falta um mês para o início da 40ª edição da maior festa alemã das Américas.
08/09/2025 — 12:36
Blumenau já vive a expectativa da 40ª edição da Oktoberfest, que acontece de 8 a 26 de outubro, movimentando não apenas o Parque Vila Germânica, mas também a economia local. A cidade espera receber cerca de 500 mil visitantes, e os preparativos estão em ritmo acelerado.
A um mês do evento, empresas da região intensificam a produção para atender à alta demanda. Entre os setores que mais se destacam estão cervejarias artesanais e fabricantes de embutidos, que já trabalham em lotes especiais para a festa.
Destaque para a linguiça Blumenau
Uma das novidades gastronômicas é a Casa da Linguiça Blumenau, espaço dedicado ao embutido que é patrimônio cultural de Santa Catarina e possui Indicação de Origem desde 2024.
A marca Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode, cidade vizinha à Blumenau, será responsável por abastecer o local com mais de 5 toneladas do produto — o equivalente a 16 mil unidades.
Além da linguiça, a Olho também prepara cerca de 17 toneladas de salsichas, incluindo as tradicionais Bockwurst e Bratwurst, muito apreciadas pelos visitantes.
Outro clássico da gastronomia alemã, o joelho de porco, terá grande presença no cardápio do Bier Vila. A casa prevê a venda de 4 toneladas do prato e 20 mil batatas recheadas, além de lançar pizzas de fermentação natural com sabores típicos da região, como linguiça Blumenau, joelho de porco, strudel de maçã e cuca de banana. Para dar conta da demanda, 50 profissionais temporários foram contratados.
80 mil litros de chope para a festa
A Cervejaria Blumenau, que participa da Oktoberfest desde 2016, produzirá 80 mil litros de chope exclusivamente para o evento. Os estilos mais complexos começaram a ser preparados com antecedência para garantir qualidade. Para isso, a cervejaria contratou 30 profissionais temporários que irão reforçar a equipe durante o período da festa.
*Com informações da Marina Melz Assessoria