Defesa Civil emitiu um aviso meteorológico nesta quinta-feira (7) dando detalhes sobre essa nova massa de ar que promete derrubar as temperaturas.
07/08/2025 — 23:45
A chegada de uma massa de ar frio de origem polar promete derrubar as temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina já nesta sexta-feira (08). O frio, que se intensifica após a passagem de uma frente fria, vai apertar de vez no fim da tarde e início da noite, abrindo caminho para um fim de semana gelado — daqueles de ficar em casa, tirar os casacos mais pesados do armário e caprichar no chimarrão ou chocolate quente.
Frio começa na sexta e castiga no sábado
As primeiras horas da sexta-feira já começam geladas, especialmente nas regiões mais altas do Estado. Na Serra Catarinense, os termômetros devem marcar entre 5°C e 10°C no amanhecer. No Grande Oeste e Planalto Norte, as mínimas variam entre 7°C e 12°C, enquanto no litoral, as temperaturas ficam um pouco mais amenas, entre 11°C e 15°C.
Mas o maior impacto está reservado para o fim da sexta. Com a chegada do ar mais frio durante a noite, as temperaturas despencam ainda mais. Em áreas de maior altitude do Planalto Sul e Meio-Oeste, os termômetros podem chegar perto de 0°C, já dando um gostinho do que vem pela frente.
Sábado com mínimas negativas e sensação térmica congelante
No amanhecer de sábado (09), o frio atinge seu ápice. As temperaturas mínimas devem ficar próximas dos 0°C a -2°C nas regiões mais frias, com possibilidade de valores ainda menores pontualmente, especialmente entre o Meio-Oeste e a Serra Catarinense. Já no litoral, o frio também será sentido: as mínimas devem variar entre 5°C e 8°C.
Durante o dia, o sol até aparece em alguns momentos, mas as temperaturas continuam baixas. À tarde, em áreas mais elevadas da Serra e do Meio-Oeste, os termômetros não devem passar dos 2°C a 4°C. No litoral, o clima segue frio, com máximas entre 13°C e 15°C.
Frio traz riscos à saúde
Além do desconforto térmico, o declínio acentuado das temperaturas traz riscos à saúde. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil alerta para perigo baixo a moderado de ocorrências relacionadas a doenças respiratórias e cardiovasculares, além de hipotermia, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Se possível, colabore com campanhas de doação de roupas de inverno e cobertores.
Dicas para enfrentar o frio com segurança:
- Mantenha-se aquecido com roupas em camadas.
- Evite exposição prolongada ao frio intenso.
- Hidrate-se bem, mesmo sem sede.
- Use aquecedores com cautela, respeitando normas de segurança.
- Proteja animais de estimação e mantenha-os em ambientes abrigados.