Homens ficam ilhados em rio no Sul de SC e são resgatados após operação de 12 horas dos Bombeiros

0
As vítimas acabaram ficando ilhadas após serem surpreendidas pela elevação repentina do nível do rio onde estavam acampados às margens.

24/08/2025 — 16:57

Fotos: CBMSC / Divulgação

Um resgate de alta complexidade exigiu a atuação conjunta de diversas equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e apoio aéreo na cidade de Orleans, no Sul do Estado, entre a noite de sábado (23) e a manhã deste domingo (24). A operação foi desencadeada após três homens ficarem ilhados às margens de um rio no bairro Brusque do Sul, surpreendidos pela elevação repentina do nível da água. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, as guarnições foram acionadas, por volta das 22h35 de ontem, sábado (23). Em uma primeira ação, duas das vítimas foram localizadas e retiradas com vida por volta das 23h, ambas apresentando sinais de hipotermia. A terceira vítima, entretanto, permaneceu em uma área de difícil acesso, isolada entre pedras e vegetação, o que demandou reforço de equipes de municípios vizinhos.

Durante as tentativas de salvamento na madrugada, o sargento Sampaio, integrante do CBMSC, foi arrastado pela correnteza e também ficou preso em uma área isolada. Ele foi resgatado nas primeiras horas da manhã, recebeu atendimento médico e apresentou apenas ferimentos leves, sem fraturas.

Com as condições adversas e a forte correnteza, foi necessário acionar o helicóptero Arcanjo 01, que decolou de Florianópolis por volta das 07h45. A aeronave realizou o resgate da última vítima utilizando técnicas especializadas, como o triângulo de resgate e estrutura de pêndulo. Após avaliação médica, o homem apresentava quadro estável e foi liberado no local por volta das 10h30.

A operação contou com equipes terrestres dos batalhões de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte, além do suporte aéreo do SAER (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil), todas essas provenientes da região Sul do Estado, e do Arcanjo 01, vindo da capital. 



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)