18/08/2025 — 12:45
O bairro Guarujá, em Lages, volta a receber nesta terça-feira (19) as atividades do programa Guarujá + Social, iniciativa da Prefeitura de Lages por meio da Secretaria da Assistência Social. A reabertura do espaço será marcada por uma série de serviços à comunidade, com destaque para o mutirão de castração de cães e gatos realizado pelo Castramóvel do Centro de Bem-Estar Animal (Cobea).
De acordo com a coordenação do Cobea, serão disponibilizadas 50 vagas para castrações de animais machos – cães, incluindo os da raça pitbull, e gatos – durante o dia todo, das 8h30 às 17h. Para garantir o atendimento, os tutores devem efetuar cadastro antecipado, que pode ser realizado nesta segunda-feira (18), das 13h às 17h, diretamente no espaço Guarujá + Social, localizado na Rua Porto Seguro, esquina com a Avenida 31 de Março, ou pelo telefone/WhatsApp (49) 3251-7975.
Segundo a coordenadora executiva de Bem-Estar Animal, Geanice Iedo, a intenção é ampliar o acesso ao serviço de castração, aproximando o Castramóvel de locais onde há grande concentração de moradores. “Com essa estratégia, conseguimos aumentar o número de animais castrados na cidade, o que contribui para o controle populacional e para a saúde pública”, destacou.
Além do atendimento veterinário, a programação de reabertura reunirá ações de diversas secretarias municipais. Entre elas, estão a presença do Carro da Vacina da Secretaria da Saúde, distribuição de frutas pelo Banco de Alimentos, entrega de mudas de hortaliças pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, além de serviços de limpeza urbana, recolhimento de volumosos e orientações sobre coleta seletiva e tarifa social de água promovidas pelo Semasa.
A prefeita Carmen Zanotto participará do ato de reativação, que também marca a retomada de serviços permanentes no espaço, como oficinas de artesanato, atendimentos ligados ao Bolsa Família, ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e atividades voltadas à segurança pública.
Com a reabertura, o Guarujá + Social volta a funcionar como um polo de integração comunitária, reunindo serviços de diversas áreas e buscando maior proximidade com a população local.