Ciclone extratropical traz ventos fortes, chuva persistente e risco de temporais em Santa Catarina

0
Defesa Civil emitiu avisos meteorológicos ao longo desta segunda-feira (18). 

18/08/2025 — 22:19

Foto: Defesa Civil / Divulgação

A formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai vai modificar significativamente as condições do tempo em Santa Catarina nos próximos dias. O sistema, associado a uma frente fria, deve intensificar os ventos, favorecer a ocorrência de temporais e provocar agitação marítima em diferentes regiões do estado.

Segundo a Defesa Civil, os ventos começam a ganhar força já na manhã de terça-feira (19), soprando de norte e, posteriormente, mudando para os quadrantes noroeste e oeste na quarta-feira (20). As rajadas podem atingir 70 km/h, com valores pontuais acima deste patamar em áreas mais elevadas. Essa condição representa risco moderado para destelhamentos, queda de árvores, galhos e danos na rede elétrica, sobretudo nas regiões em alerta.

Outro reflexo do ciclone será o aumento da umidade, resultando em chuva persistente, especialmente entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. O volume acumulado pode gerar alagamentos, ainda que o risco seja considerado moderado. Além disso, a intensificação dos ventos de nordeste ao longo da costa catarinense deve provocar agitação marítima, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros no Litoral Sul, oferecendo risco às atividades de pesca e navegação, bem como dificultando o acesso de embarcações em áreas portuárias.

Previsão do tempo

Na terça-feira (19), a circulação marítima mantém o tempo instável, com maior nebulosidade e chuva persistente entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. O risco é baixo, mas não estão descartados alagamentos pontuais. A partir da noite, a aproximação da frente fria pela Argentina e Rio Grande do Sul favorece a ocorrência de temporais isolados no Extremo Oeste e Oeste catarinense, acompanhados de raios, rajadas intensas de vento e possibilidade de granizo. Os ventos de nordeste devem variar entre 50 e 75 km/h entre o Oeste e o Sul do estado. As temperaturas ficam elevadas no Oeste, com máximas de até 32°C, enquanto nas áreas serranas não passam dos 12°C a 14°C.

Na quarta-feira (20), a passagem da frente fria mantém a condição de chuva e temporais isolados, sobretudo entre a madrugada e a manhã. O ciclone extratropical, atuando entre a Argentina e o Uruguai, reforça a intensidade dos ventos, que sopram de noroeste e nordeste com rajadas de 50 a 70 km/h, principalmente entre o Oeste e o Sul de Santa Catarina. Entre a tarde e a noite, a chegada de ar frio e seco favorece a melhora gradual do tempo em todas as regiões. No litoral, o mar fica agitado, com ondas que podem atingir até 3 metros, representando risco moderado para navegação e pesca. As temperaturas sobem na faixa leste, alcançando entre 28°C e 31°C em áreas do Litoral Sul e Norte.

Na quinta-feira (21), uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica estabiliza o tempo em todo o estado, garantindo predomínio de sol e temperaturas agradáveis. Já a partir da sexta-feira (22), uma nova área de baixa pressão no Rio Grande do Sul poderá provocar instabilidade e favorecer o retorno dos temporais isolados, especialmente em áreas próximas à divisa com o estado vizinho.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)