Agosto Lilás: Santa Catarina realiza Dia D da Operação Shamar com foco no enfrentamento à violência contra a mulher

0
A ação reuniu representantes das forças de segurança estadual em um evento simbólico de reforço às ações de enfrentamento à violência contra a mulher e celebração dos 19 anos da Lei Maria da Penha. 

07/08/2025 — 21:58

Foto: Richard Casas / GVG

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) promoveu, nesta quinta-feira (7), o Dia D da Operação Shamar 2025. A ação, que integra a campanha nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, reuniu representantes das forças de segurança estaduais em um evento simbólico de reforço às ações de enfrentamento à violência contra a mulher e celebração dos 19 anos da Lei Maria da Penha.

Conduzida pelo secretário adjunto da SSP, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior, a solenidade contou com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, além de integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar. Na ocasião, a psicóloga da Polícia Civil, Samira Macarini Frizon, apresentou uma palestra sobre violência psicológica contra a mulher, com foco na identificação, acolhimento e encaminhamentos possíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o evento, a vice-governadora destacou os avanços conquistados nas últimas décadas e ressaltou a importância da atuação das forças de segurança na prevenção e combate à violência doméstica. “A segurança pública tem exercido um papel fundamental. Hoje temos mecanismos, estatísticas e canais de denúncia que permitem acolher e proteger essas mulheres. Mas é preciso seguir ampliando o alcance dessas ações e conscientizando a população”, afirmou.

Segundo o coronel Sinval Santos, a Operação Shamar representa um reforço às políticas públicas já existentes, como o Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, que será coordenado pela vice-governadora. Ele também destacou programas como o “PC por Elas”, da Polícia Civil, e a “Rede Catarina de Proteção à Mulher” e a “Patrulha Maria da Penha”, da Polícia Militar. “Apesar de sermos o estado mais seguro do país, ainda enfrentamos desafios importantes nesse tema. A Shamar nos permite intensificar ações de inteligência, prevenção, educação e repressão, especialmente durante o Agosto Lilás”, pontuou.

A delegada Patrícia Maria Zimmermann D’Avila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, ressaltou o simbolismo da data. “Enquanto houver mulheres vítimas de violência, nosso trabalho continuará. A operação tem data para terminar, mas o enfrentamento é contínuo”, enfatizou.

Também participaram do encontro o coronel PM Jofrey Santos da Silva, subcomandante-geral da Polícia Militar, que defendeu a educação como ferramenta essencial para combater a cultura da violência desde a infância; a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, que destacou o papel do Programa Protege na produção de dados para orientar políticas públicas; e a tenente-coronel BM Isabel Kretzer Santos, que chamou atenção para a necessidade de políticas públicas mais eficazes.

Sobre a Operação Shamar

Com início em 1º de agosto e término previsto para 4 de setembro, a Operação Shamar é coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e, em Santa Catarina, pela SSP-SC. A iniciativa busca promover ações integradas de prevenção, fiscalização e combate à violência contra a mulher, com o apoio do setor de inteligência e a participação direta das forças policiais estaduais.

O termo "Shamar", de origem hebraica, significa "cuidar, guardar, proteger" – princípios que orientam as atividades executadas ao longo da operação.



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)