22/07/2025 — 20:15
Depois de anos lutando contra o Mal de Parkinson, o lendário cantor Ozzy Osbourne morreu, nesta terça-feira (22/07), aos 76 anos de idade.
Nascido John Michael Osbourne, ‘’Ozzy’’ começou a sua trajetória profissional em 1968, como o primeiro vocalista do Black Sabbath. As músicas que Ozzy, Tony Iommi (guitarrista), Geezer Butler (baixista) e Bill Ward (baterista) criavam juntos eram diferentes de tudo que já havia sido criado antes – e isso fez com que os quatro alcançassem o sucesso rapidamente e ficassem mundialmente reconhecidos como ‘’os criadores do Heavy Metal’’.
Durante a década de 1970, Ozzy participou de álbuns antológicos do grupo britânico – tais como ‘’Black Sabbath’’ (1970), ‘’Paranoid’’ (1970), ‘’Master of Reality’’ (1971), ‘’Vol.4’’ (1972), ‘’Sabbath Bloody Sabbath’’ (1973) e ‘’Sabotage’’ (1975). Porém, em 1979, os problemas que o cantor tinha com drogas fizeram com que ele fosse expulso da banda.
Apesar disso, Ozzy não teve grandes dificuldades na construção de sua carreira solo: ao se cercar de instrumentistas virtuosos como Randy Rhoads, Zakk Wylde, Bob Daisley Mike Inez e Robert Trujillo, ele conseguiu fazer com que álbuns solo como ‘’Blizzard of Oz’’ (1980), ‘’Diary of A Madman’’ (1981), ‘’Bark at The Moon’’ (1983) e ‘’No More Tears’’ (1991) fossem são tão relevantes quanto os do Black Sabbath.
Em 1997, Ozzy foi chamado para regressar ao Black Sabbath. O ‘’Príncipe das Trevas’’ aceitou, mas continuou mantendo a sua carreira solo, paralelamente à banda. Assim, a maioria dos álbuns que Ozzy lançou de lá para cá foram trabalhos solo, mas, em 2013, ele chegou a lançar o seu primeiro álbum de inéditas com o Black Sabbath, em 35 anos – o aclamado ‘’13’’.
Ozzy sempre manteve uma boa forma vocal, mas, em 2018, as complicações físicas do Parkinson obrigaram ele a interromper abruptamente a turnê de despedida ‘’No More Tours 2’’. O cantor teve que cancelar todas as 19 datas que ainda constavam na agenda dessa excursão e, por muitos anos, ele declarou publicamente que se sentia frustrado por não ter se despedido dos palcos de maneira digna.
Porém, no dia 05 de julho deste ano, Ozzy finalmente teve o show de despedida que ele merecia: o evento ‘’Back to The Beginning’’ reuniu dezenas de gigantes do rock em um grande adeus ao ‘’Príncipe das Trevas’’ – depois que artistas como Steven Tyler, Guns n’ Roses, Tom Morello, Metallica, Slayer, Alice In Chains, Pantera e Yungblud esquentaram o público, Ozzy cantou um set solo de cinco músicas (acompanhado de vários parceiros que marcaram a sua carreira solo) e, em seguida, performou quatro músicas com os seus amigos do Black Sabbath.
O evento grandioso que marcou o adeus de Ozzy aos palcos entrou para a história como o show de despedida mais épico da história da música... e, agora que o cantor não está mais entre nós, esse show ganha um valor histórico ainda mais forte. Ficamos felizes por Ozzy ter vivido essa experiência linda antes de partir e, também, ficamos agradecidos por ele ter entregado esse espetáculo final como uma forma incrível de dizer ‘’adeus’’. Isso só reafirma a grande lenda que foi Ozzy Osbourne.
A coluna de Lucas Couto no Lages Diário tem o patrocínio de: