Com entrada gratuita e clima de festa, espaço cultural de Lages atrai visitantes em busca de história e tradição.
09/06/2025 — 21:58
A Festa do Pinhão já começou com tudo em Lages, e não é só de música e gastronomia que vive o evento. O Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) entrou no clima da celebração e abriu as portas em horário especial durante o último fim de semana e assim será nos próximos até o fim do evento, dando a oportunidade de visitantes curiosos, sejam eles turistas ou lageanos de mergulharem na história da cidade.
Com entrada gratuita e atendimento ampliado, o Museu tem se mostrado uma parada obrigatória para quem quer entender mais sobre as raízes lageanas. Fotos antigas, documentos históricos, trajes do século passado, lanças, espadas e até uma relíquia de 1883 — o primeiro prelo usado por aqui — estão entre os itens mais procurados pelos visitantes.
A iniciativa, organizada pela Fundação Cultural de Lages (FCL), busca aproximar moradores e turistas do rico patrimônio da Serra Catarinense. E deu certo: no primeiro fim de semana da 35ª Festa Nacional do Pinhão – Edição Raízes, o museu registrou um fluxo animado de visitantes.
Pra quem quiser aproveitar, o MHTC vai continuar com esse horário estendido durante toda a Festa do Pinhão: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Tudo com visita guiada e aquele toque especial de nostalgia que só um bom museu consegue oferecer.
A Festa do Pinhão segue até o dia 22 de junho — e o convite está feito: além de pinhão, ponche, quentão e música boa, que tal uma boa dose de história lageana?
----------------
A cobertura da Festa do Pinhão no Lages Diário tem o oferecimento de Yoha Sushi (@yohasushi) e Ferragens Stampos (@ferragens.stampos)