Com média de 40 solicitações por dia, Secretaria de Serviços Públicos orienta população sobre prazos, formas de atendimento e importância das informações corretas no momento do pedido.
Por Allan Borges da PML
23/05/2025 — 20:10
A Secretaria de Serviços Públicos informa que os atendimentos relacionados à manutenção da iluminação pública seguem em ritmo intenso neste início de ano. O setor tem recebido, em média, 40 solicitações por dia, o que pode gerar atraso no atendimento, já que as ordens de serviço são emitidas conforme a ordem de entrada dos pedidos.
Para facilitar o contato com a população, a Secretaria disponibiliza três canais de atendimento: Telefone fixo - (49) 3019-7468, WhatsApp (somente por mensagens), pelos números da Secretaria ou do Cincatarina - 0800-647-2031, e ainda o aplicativo “Iluminação”, disponível para IOS e Play Store. Através destes canais, os contribuintes podem solicitar serviços, como a troca de lâmpadas queimadas nos postes públicos.
O prazo para execução da manutenção, realizada por empresa terceirizada, é de até oito dias úteis, a partir da data de solicitação, para áreas urbanas. No entanto, este prazo pode variar conforme as condições climáticas, a demanda recebida ou, ainda, a disponibilidade da equipe.
Ao realizar o pedido, é fundamental que o morador repasse corretamente as informações sobre a localização do poste com problema, para evitar que o atendimento ocorra em local incorreto.
Vale ressaltar que a manutenção não envolve a troca da luminária convencional por LED - Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz em português. A substituição é feita com lâmpadas do mesmo tipo já instaladas. Para solicitar a modernização com tecnologia LED, o pedido pode ser efetuado pelos mesmos canais, informando o interesse por um projeto específico para a rua. Neste caso, a solicitação entra na fila de avaliação da equipe de projetos, que realiza a vistoria, elabora o projeto, providencia aprovação e compra de materiais e, posteriormente, o trabalho ser executado por equipe específica da empreiteira contratada para esta finalidade.
A Secretaria alerta que não há equipe de ronda para identificar falhas na iluminação. Por isto, a colaboração da população é essencial para informar sobre luminárias apagadas e contribuir à melhoria da qualidade de vida e segurança nos bairros.