Caso aconteceu na noite desta quarta-feira (19).
Do CBMSC (5º BBM Lages)
20/02/2025 — 13h04
O trem de socorro de Bom Retiro deslocou até a cidade de Rio Rufino para um Salvamento/Resgate de um homem de 55 anos, o qual durante um serviço de manutenção de um encanamento de água em meio ao mato, acabou caindo de um peral, sofrendo uma queda de aproximadamente 30m de altura.
No local, confirmou-se a ocorrência. A guarnição se equipou com materiais de salvamento em altura e atendimento pré-hospitalar e deslocou até o local onde a vítima se encontrava, com o auxílio de amigos da vítima, que indicaram o local onde ela estava e abriram acesso com facão em meio ao mato. Junto com a vítima, já encontravam-se com ele cerca de 5 familiares/amigos além de dois bombeiros comunitários, os quais eram conhecidos da família e foram acionados por eles, em apoio, antes da guarnição chegar ao local.
A vítima já estava imobilizada em maca rígida, com colar cervical e com seu membro inferior esquerdo imobilizado provisoriamente (fratura exposta de fêmur e joelho). Estava consciente e orientada, apresentando, além da fratura, um TCE leve na face (região do olho esquerdo), ferimentos e escoriações no corpo em geral, hipotermia e relatava dores nos arcos costais. A equipe realizou alguns ajustes e preparou a vítima para o transporte. Apesar da queda de grande altitude, foi conseguido acessar a vítima por um caminho mais abaixo, não sendo necessário utilizar os equipamentos de salvamento em altura. O local íngreme, de difícil acesso, em meio ao mata e distante dificultaram o resgate. Em parte do percurso final, um trator (disponibilizado pelo secretário da agricultura) prestou apoio aos resgatistas para transportar a vítima o mais rápido possível ao local da ambulância.
Já no ASU, a vítima foi avaliada e medicada por uma enfermeira da Unidade de Saúde de Rio Rufino. Após estabilização da vítima, a equipe do ASU deslocou sentido a Lages para repassar a vítima ao SAMU de Bocaina do Sul, o qual conduziu a mesma até o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres em Lages.
Segundo o relato da vítima, ele sofreu a queda por volta das 16:00h. Devido a sua demora para retornar pra casa, sua esposa sentiu sua falta no final da tarde e foi pedir ajuda aos vizinhos, os quais deslocaram à procura da vítima e a encontraram. A guarnição foi acionada as 21:00h, chegou ao local da ocorrência por volta das 22:15h, retornando com a vítima ao ASU por volta das 23:45h. O resgate foi realizado com uma guarnição de quatro bombeiros, além dos comunitários que já estavam no local e os familiares/amigos.